Menos de um mês dos últimos transtornos causados por chuva rápida e forte em Frederico Westphalen, o município registrou, na tarde desta quinta-feira, 29, problemas em virtude de alagamentos na área urbana, especialmente nos pontos considerados problemáticos. Segundo o volume marcado no pluviômetro instalado no quartel do Corpo de Bombeiros, a partir das 16h30min, houve cerca de 35mm de chuvas em 45 minutos.
Um dos primeiros locais que mostrou acúmulo de água foi a rua Maurício Cardoso, na altura do Posto Hermes. Neste trecho, já houve problema na última chuvarada que ocorreu no fim de dezembro de 2025. A quadra em questão faz intersecção com a rua Campos Elíseos que, no ano passado, causou problema em vias próximas. A água represada rompeu um muro nos fundos de uma residência na rua Três de Outubro, ocasionando a perda total de móveis do andar térreo de uma residência.
Alguns outros locais que foram invadidos pela água nesta quinta-feira são a rua 15 de Novembro, no bairro Aparecida; novamente a rua Campos Elíseos, no centro; a rua Maurício Cardoso na altura da D’Zanco e da Cotrifred; o bairro Santo Inácio; a rua em frente ao Clube Ipiranga; no bairro Ipiranga.
O secretário municipal de Obras, José Armando Grassi, destacou que a prefeitura está mobilizada para fazer o levantamento das necessidades da comunidade. Segundo ele, até o fechamento desta edição, houve dois casos de que a água invadiu residências, estas localizadas em partes baixas da cidade.
Rodovias
O volume de chuva também exige cuidado redobrado dos motoristas, especialmente, quem trafega pela BR-386, devido ao acúmulo de água na pista. Segundo a PRF, posto de Seberi, não há registros de problemas relevantes no trecho atendido.