Voilà! De volta a doce rotina
*Os textos e artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem a opinião do jornal O Alto Uruguai e seus colaboradores
sexta, 07 de março de 2025

E eis que a vida retorna ao seu curso findado o Carnaval e, pode-se dizer que agora realmente iniciamos o ano. O comércio já nos anuncia esse início de atividades por conta das papelarias ofertando materiais escolares e muitas escolas já começam suas atividades na semana que vem. O Carnaval em março, roubou aquele tradicional restinho de férias, normalmente usufruído após os festejos carnavalescos. Inevitavelmente chegou a hora de planejar a volta à rotina laboral e pessoal. Diria que, se na virada no ano nos dedicamos a fazer um balanço do ano que passou e criamos propósitos para o que está por vir, depois no Carnaval chega o momento de ativar a vida. Mas, a malemolência típica dos brasileiros faz com o Carnaval se estenda até as tradicionais festas do “enterro dos ossos” – expressão que significa preparar uma refeição com os restos do dia anterior -, nesse caso com as “sobras” do Carnaval. Logo a seguir, a festa pagã dá lugar a um festejo cristão, a Quaresma – que inicia na quarta-feira de cinzas e vai até a quinta-feira santa, que celebra a última ceia de Cristo – período de penitência, resguardo e reparo dos erros cometidos. Nunca compreendi essa mudança da água para o vinho: de pecador a arrependido, muito menos em associar o Carnaval a um período de selvageria, do “vale tudo” e a Quaresma à redenção. A mim me parece ser uma opção festejar o Carnaval de maneira sadia ou não, assim como estar em paz consigo durante todo o ano, e não em especificamente na Quaresma. Ou seja, esses festejos pagãos e cristãos devem ser um marco a nos fazer refletir na essência do que somos ou desejamos ser, à mercê dessas datas.

Sobre a volta a doce (ou não tão doce) rotina, vá com calma, principalmente nas mudanças. A concretização dos sonhos é deveras saborosa quando sorvida aos poucos, colocando o cimento em pequenas coisas para alcançar voos maiores. Então, se jogue ao acaso e inicie arrumando seus armários e estante de livros. Reveja fotos, ordene em álbuns, selecione, delete. Reveja a mobília e redecore um ambiente, fazendo o escritório mais moderno e funcional ou o quarto mais aconchegante ou sensual. Estude uma mudança de look que lhe favoreça. Comece a estudar um novo idioma (nunca é demais). Planeje a viagem dos seus sonhos, mas que caiba no seu bolso. Se deseja mudar de emprego, inicie por atualizar seu currículo e o dissemine. Compre plantas que sempre embelezam e deixam leve um ambiente. Adote um pet, se aprecia animais. Acenda incensos. Pinte quadros. Escolha se deseja estar com alguém ou ficar um tempo consigo. Procure uma prática esportiva que lhe motive. Deguste aquele vinho guardado para ocasiões especiais e celebre você. Voilà!

 

 Bons Ventos! Namastê.

 

Fonte: