FECARS I – De 13 a 16 de março foi realizada a 35ª FECARS, no Parque Municipal de Santa Cruz do Sul. A 28ª Região Tradicionalista participou com diversas modalidades, incluindo todas as gerações, desde as crianças na Vaca Parada, até o Laço Veterano. Somamos 32 laçadores inscritos, oriundos de 8 diferentes CTGs. O resultado foi muito superior ao almejado, sendo que a Equipe Seleção, composta de 10 laçadores, conseguiu um feito inédito de 6º Lugar no Estado.
FECARS II – A conquista record da Seleção de Laçadores da 28ª RT, sagrando-se a 6ª melhor equipe do Estado mostra que o esporte do Tiro de Laço está muito bem representado. Enfatizamos a importância dos Rodeios Crioulos, das visitas aos CTGs próximos, incluindo Santa Catarina, e também das participações individuais, que fazem a roda girar praticamente todos os finais de semana.
FECARS III – Na sequência da disputa da Seleção de Laçadores na Fecars, Santa Cruz do Sul teve a chance de assistir mais um grande embate. A disputa do Braço Individual de Seleção, trouxe para a 28ª Região Tradicionalista o campeão, no 1º Lugar. O laçador Ramirez Martins Diaz, do CTG Sinuelos de Alpestre trouxe o troféu, disputado entre os melhores laçadores do Estado, escrevendo na história tradicionalista o grande feito.
AGRADECIMENTOS – A Coordenadoria da 28ª Região Tradicionalista, em nome da equipe de Laçadores e de todas as Entidades que a compõe, vem de público agradecer aos Patrocinadores das camisas do evento, através das quais pôde ser possível a identificação e apresentação visual. Os agradecimentos são para a Empresa Agrobella, Pizzaria Nella Pietra e Banco Sicredi, as quais fizeram a diferença em prol da cultura e do tradicionalismo gaúcho.
TRUCO CEGO – A 28ª Região Tradicionalista teve duas equipes de Truco participando do Campeonato de Integração, evento promovido pelo departamento de Esportes, durante a FECARS. Uma equipe conseguiu projetar-se para a final, mas não trouxe premiação. A segunda equipe, obteve uma grande experiência e motivação para continuar investindo neste esporte. A Coordenadoria agradece a participação das duas equipes.
CAVALGADA FEMININA – Inicia hoje, sábado, a 2ª Cavalgada Feminina da 28ª Região Tradicionalista. Até o momento 46 mulheres estão inscritas. A Cavalgada Feminina sai de Palmitinho às 14 horas, com parada em Taquaruçu do Sul para pernoite. Saída domingo pela manhã, chegando na campeira do CTG Rodeio da Querência ao meio dia para almoço e encerramento da 2ª Cavalgada Feminina da 28ª RT.
LUTO – Na terça-feira, 18 de março, o Rio Grande se despediu de mais uma figura icônica da história tradicionalista, com o falecimento do senhor Rodi Pedro Borghetti, aos 93 anos de idade. Borgetti deixou um legado de dedicação e respeito a tradição gaúcha. Foi patrão por sete vezes do 35 CTG, o primeiro da história do tradicionalismo, sendo o idealizador e construtor do seu atual Galpão. Natural de Flores da Cunha, era formado em Direito, foi duas vezes Presidente do MTG, diretor do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore e criador da Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha. Foi também o fundador da Fundação Cultural Gaúcha. Pai do gaiteiro Renato Borghetti, deixa enlutado o Rio Grande do Sul.
