Que tipo de pessoa vive aqui?
*Os textos e artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem a opinião do jornal O Alto Uruguai e seus colaboradores
sexta, 21 de março de 2025

Conta uma popular lenda do Oriente que um jovem chegou à beira de um oásis junto a um povoado e, aproximando-se de um velho, perguntou-lhe:

– Que tipo de pessoa vive neste lugar?

– Que tipo de pessoa vivia no lugar de onde você vem? – perguntou por sua vez o ancião.

– Oh, um grupo de egoístas e malvados – replicou o rapaz – estou satisfeito de haver saído de lá.

– A mesma coisa você haverá de encontrar por aqui – replicou o velho.

No mesmo dia, outro jovem se acercou do oásis para beber água e vendo o ancião perguntou-lhe:

– Que tipo de pessoa vive por aqui?

O velho respondeu com a mesma pergunta: – Que tipo de pessoa vive no lugar de onde você vem?

O rapaz respondeu: – Um magnífico grupo de pessoas, amigas, honestase hospitaleiras. Fiquei muito triste por ter de deixá-las.

– O mesmo encontrará por aqui – respondeu o ancião.

Um homem que havia escutado as duas conversas perguntou ao velho:

 

– Como é possível dar respostas tão diferentes à mesma pergunta?

 

Ao que o velho respondeu :

– Cada um carrega no seu coração o ambiente em que vive. Aquele que nada encontrou de bom nos lugares por onde passou, não poderá encontrar outra coisa por aqui. Aquele que encontrou amigos ali, também os encontrará aqui, porque, na verdade, a nossa atitude mental é a única coisa na nossa vida sobre a qual podemos manter controle absoluto.

O mundo no qual vivemos se caracteriza por um ambiente composto por inúmeras variáveis, sejam elas sociais, econômicas, tecnológicas, políticas, demográficas. A racionalidade limitada dos seres humanos faz com que observamos e processamos uma parcela das diversas informações que recebemos diariamente.

A escolha e processamento desta parcela de informações está relacionada com nossas crenças, valores e princípios. Isso me fez lembrar da metáfora do “copo meio cheio, meio vazio" que se refere à forma como as pessoas encaram a vida, seja de forma otimista ou pessimista.

Um fraterno abraço! E bom final de semana para todos!

Fonte: