A formação e a qualificação dos professores são de fundamental importância para ser assegurado o direito fundamental a educação que todos os brasileiros e os estrangeiros residentes no Brasil tem. Neste sentido, quando uma Instituição de ensino superior como é o caso da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, oferece cursos de pós-graduação em nível de stricto sensu em Educação, está ela cumprindo com sua função social, com sua missão e contribuindo para a concretização de uma garantia do ser humano indispensável para a conquista de outros direitos e valores.
É de conhecimento da sociedade como um todo, as dificuldades que as Instituições de Educação Superior estão enfrentando para a manutenção da oferta de cursos de licenciatura que formam professores. Muito mais desafiador é manter cursos a nível de mestrado e doutorado nessa área.
As razões para as dificuldades das Instituições se manterem na oferta de cursos de licenciatura e de pós-graduação decorre da redução drástica no número de alunos interessados. Sem alunos ou com poucos alunos os cursos se tornam inviável pois a maioria das Instituições de Educação são privados ou comunitárias onde os custos são bancados com mensalidades dos estudantes.
A diminuição no número de estudantes que frequentam ou tem pretensão de frequentar cursos de licenciatura tem outras razões, entre elas, destaca-se a valorização financeiras para professores. A remuneração de um professor não é estimulante o suficiente na atualidade para despertar o interesse, mesmo de quem tem vocação para o magistério. Esta é a principal causa.
O Brasil não está valorizando o magistério. A lei que assegura o Piso Nacional já foi descaracterizada por interpretações que objetivam a redução nos pagamentos, a judicialização interminável é outra questão que contribui para a falta de incentivo. Os Planos de Carreira, no decorrer dos tempos tem sido modificado para retirar direitos. Há apenas uma preocupação, assegurar um Piso Nacional que seja mínimo.
As dificuldades não retiram a importância da formação e da qualificação, dos docentes, fundamentais para dar oportunidade de progresso humano. Neste sentido, o esforço da URI para manter a oferta de curso de mestrado e doutorado em educação tem feito muita diferença para os estudantes de todos os níveis.
A formação de professores das redes públicas e privada, especialmente daqueles que atuam diretamente nas escolas de educação de ensino infantil, fundamental e médio e de todos aqueles estudantes e egressos que respondem pelas políticas de gestão da educação em suas comunidades é uma marca que fica, uma contribuição que não pode ser mensurável, somente um Programa de Educação pode ser tão importante para a vida das pessoas, para a transformação social e econômica. Uma missão da URI cumprida.
