O girassol e a cultura da paz
Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai
quarta, 11 de agosto de 2021

Quando falamos sobre alguma coisa, quando queremos explicar o sentido delas, é comum que especialistas e estudiosos se socorram da história grega, de sua mitologia (significados construídos pelo povo grego para as coisas) ou da história desse povo, isto, porque, ela é um marco na história da humanidade pelo conhecimento que foi produzido e disseminado ao mundo.
Então, para falar do girassol, da sua planta e sua flor, vou começar pelo sentido atribuído pelos gregos. Uma lenda dos gregos diz que uma mulher jovem e esbelta (Clítia), uma divindade estava apaixonada pelo Deus Sol e, quando este a trocou pela deusa branca dos mares, ela começou a enfraquecer e a ficar triste. Ela, na sua solidão, ficava sentada no chão frio, não comia nem bebia, seu alimento eram as suas lágrimas. Enquanto o sol estava no céu ela ficava olhando para ele o tempo todo, porém, durante a noite, sem o sol para olhar, ela olhava para o chão e continuava a chorar. Depois de algum tempo, os pés ganharam raízes e a face se transformou em flor, que continuou a seguir o deus sol. E assim nasceu o primeiro girassol, este o mito grego.
Cientificamente, o nome da planta girassol é helianthus annuus, que significa “flor do sol”. Trata-se de uma planta que é originária da América do Norte, cultivada pelos indígenas para sua alimentação, a qual tem como uma de suas características singular a de ser heliotrópica, ou seja, a planta que gira o caule sempre buscando posicionar-se com sua flor na direção do sol.
Muitos significados foram construídos no decorrer dos tempos em relação ao girassol. Sua flor significa felicidade, a cor amarela marcante, seus tons de cor laranja nas suas pétalas simboliza para as pessoas calor, entusiasmo, lealdade, vitalidade e altivez, o que reflete a energia positiva gerada pelo sol.
O caule da planta do girassol pode chegar a ter três metros de altura. Dentre as utilidades da planta o destaque fica para as suas sementes, as quais são utilizadas para a produção de óleo de cozinha, para biodiesel, fábrica de lubrificantes e sabonetes, além da alimentação de aves, a fibra do caule é utilizada para a fabricação de papel. A flor do girassol pela sua exuberante beleza é muito utilizada para ornamentação de espaços e ambientes, acredita-se que a flor traz boa sorte e vibrações positivas ao ambiente onde é colocada, sendo ligada ao sucesso, à fama, à longevidade, ao poder, ao calor e à nutrição. Oferecer a flor de girassol a alguém com quem se inicia um negócio tem o significado de expressar o desejo de boa fortuna, de sucesso para a pessoa presenteada. 
Mas, e a cultura da paz, o que tem a ver com o girassol? Quando não tem sol, nos dias nublados, durante a noite, o girassol não tem para onde seguir, não tem o sol para voltar sua flor, então, o que ele faz? Vira a flor para a planta ao seu lado, é como se as flores estivessem se protegendo entre elas nos momentos da falta do sol, quando elas não têm o norte diário. Nós, humanos, nos momentos em que nos falta a luz que dá sentido, que nos dá norte para a vida, só temos uma saída, voltarmos nossa face para nosso semelhante, para as pessoas ao nosso redor. Para que isso aconteça, precisamos estar em paz, cultivar a cultura da paz com as pessoas ao nosso redor, com que está ao nosso lado nos momentos em que não temos o sol para seguir.
 

Fonte: