Pensem nas coisas lá do alto
Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai
segunda, 16 de agosto de 2021

Quantas vezes você já parou para pensar, para refletir hoje? Há coisas que fazemos sem pensar, como por exemplo, abrir e fechar portas, escovar os dentes, trocar marchas no carro, entre outros. Já no que diz respeito às coisas do Reino de Deus, o Senhor deseja que pensemos bem no que é a sua vontade para a nossa vida. O texto para a nossa reflexão de hoje, a carta aos Colossenses 3.1-11, trata dessa questão. Queremos olhar um pouco mais de perto para algumas questões do texto.
“Pensem nas coisas lá do alto” (v.2a): O v.1 tem o seguinte recado, “ponham o seu interessa nas coisas que são do céu”. E o versículo 2, “pensem nas coisas do alto”. E por que o povo de Deus deveria pensar dessa forma? Porque “vocês foram ressuscitados com Cristo”, diz o v.1. E o versículo 3 segue dizendo, “Porque vocês já morreram, e a vida de vocês está escondida com Cristo, que está unido com Deus”.
O cristão pensa nas coisas do alto, do céu, porque no batismo já morreu para o pecado, para o diabo e para o mundo, de quem era escravo. E já ressuscitou no batismo com Cristo. É o que os pastores e teólogos chamam de “já e ainda não”. Já morremos espiritualmente, mas ainda não morremos fisicamente. Já ressuscitamos espiritualmente, mas ainda nem morremos para termos ressuscitado fisicamente, ou seja, em nosso corpo. Já e ainda não. Por isso o cristão pensa nas coisas do alto. Porque ele é batizado, porque ele está unido a Cristo. Temos em Cristo uma nova identidade, a identidade de filhos de Deus, amados, perdoados e salvos pelo Senhor Jesus.
Promessa: e tem uma promessa para os que permanecerem unidos a Cristo: (v.4) “Cristo é a verdadeira vida de vocês, e, quando ele aparecer, vocês aparecerão com ele e tomarão parte na sua glória”. Estar unido a Cristo é estar certo de que Jesus vai voltar e vai nos levar para o céu a fim de reinarmos com Ele. Por isso, pensamos nas coisas do alto, por isso olhamos e falamos tanto do céu.
“E não [pensem] nas [coisas] que são aqui da terra” (v.2b): Já a segunda parte do versículo 2 lembra: “e não nas que são aqui da terra”. Como essa segunda parte está ligada ao que havia sido dito, é preciso ler assim, “E não [pensem] nas [coisas] que são aqui da terra”. Aqui o cristão não está sendo chamado a viver no mundo da lua, a ignorar a realidade presente da vida. Mas Deus quer chamar atenção aqui ao fato ou ao perigo de o cristão amar tanto as coisas desse mundo que venha a ficar triste com a possibilidade de um dia ser separado das coisas em que põe o seu coração.
Alguns exemplos de coisas que podem fazer com que a gente se apegue às coisas aqui da terra: propriedades, casa, eletrodomésticos, celulares, computadores, móveis, automóveis, máquinas, dinheiro, vida profissional, participação em clubes e entidades, amigos, família, entre outros. Quando essas ou outras coisas fazem com que deixemos a igreja e as coisas do Reino de Deus num segundo plano, temos que acordar porque já estamos cochilando, prestes a dormir.
Coisas para deixar de pensar: Nos versículos 5 a 8 vemos uma lista de atitudes que mostram que a pessoa está ligada às coisas desse mundo, pensando bastante nelas e talvez se apegando a isso, a saber: Imoralidade sexual, indecência, paixões más, maus desejos, cobiça, raiva, sentimentos de ódio, insultos, conversas indecentes, mentiras... Prezado em Cristo! Essa lista aqui é séria. São coisas que podem, com o passar do tempo, acabar com a fé, podem fazer com que a pessoa deixe Deus de lado. Deus ama o pecador, ama vocês e a mim também. Por isso o recado de Deus é, “matem os desejos desse mundo que agem em vocês” (v.5); “livrem-se de tudo isto” (v.8); “pois vocês já deixaram de lado a natureza velha com os seus costumes e se vestiram com uma nova natureza” (v.9-10).
Deus quer que pensemos nas coisas lá do alto, nas coisas do céu. Isso porque ele nos quer no céu. Ele nos deu Jesus que é o único caminho de chegarmos à morada celeste. Creia nele, tenha o coração e a mente voltados a Jesus. Mas enquanto estamos no mundo, o Senhor nos orienta como viver de forma agradável a ele. Que Deus abençoe nossos pensamentos!
 

Fonte: