A sua equipe de vendas conseguirá mais vendas com amizade do que com habilidades pouco treinadas ou mal executadas. Seu maior concorrente não conseguirá afastá-lo de um cliente que também é amigo. Hoje relembro a importância de fazer amigos para vender mais.
Quem ouviu a mãe pedindo para fazer as pazes ao invés de enfrentar o/a irmão/ã ou amigo/a que tenha discutido ou brigado, e também viu a mãe se negar a tentar ensinar seu/sua oponente como proceder com você, provavelmente recebeu as primeiras e melhores lições de vendas, serviços e relacionamento da vida.
Lembre-se do velho ditado: “se todas as condições forem iguais, as pessoas vão querer fazer negócios com os amigos e se as condições não forem tão iguais, elas ainda vão querer fazer negócios com os amigos". Estima-se que mais da metade das vendas e das relações de negócio são realizadas em função amizade. Às vezes, a expressão é os “velhos amigos”, outras é “quem a gente conhece”, mas a verdade é que trata de vendas entre amigos.
Quem pensa que ter o melhor produto, o melhor serviço, o melhor preço, basta para conquistar a todos, precisa rever e ampliar seus conceitos. Você não precisa de técnicas de vendas para atender os/as amigos/as, assim como não precisa de técnicas para convidá-los/as para sair, para pedir ou fazer um favor. Se você estiver precisando vender mais, procure ampliar a sua rede de amigos!
Quem são os seus melhores clientes? Como foi a caminhada do início da relação até o ponto de serem os seus melhores clientes? Tem fortes relacionamentos com eles? Um bom relacionamento reduz a importância da disputa por preço, ou negociações mais duras e difíceis como por exemplo, prazos de entrega e outras condições. Pequenas falhas são compreendidas e toleradas, pois todos temos algumas falhas com os amigos.
Os profissionais de vendas e seus gestores não podem pensar que uma mensagem, um telefonema que não se converteu em visita ou venda foi perdido. É preciso entender e tratar como um contato de relacionamento. Construir um relacionamento, uma amizade leva tempo, mas é preciso investir contatos, telefonemas, mensagens. Quem entende que não tem tempo ou não tem habilidade para fazer e cultivar amizades, dificilmente terá sucesso em vendas. Lugares fora da empresa são excelentes para fazer amizade com clientes e prospects. Convidar o cliente para um evento, uma atividade comunitária e acompanhá-lo tem uma grande oportunidade para conhecê-lo melhor e aprender muito da sua vida, hábitos e forma de pensar.
Ter bastante amigos e do público alvo, não elimina a necessidade de ter bons produtos, ser confiável e ser bom profissional de vendas, pois ainda há toda a outra parte do mercado que precisa das estratégias que vão além da amizade.
Lembre-se que os melhores clientes são os clientes atuais que têm histórias de compras, têm condições de crédito, gostam de seu produto e gostam de você. E o melhor de tudo, você e sua equipe já conhecem seus hábitos, pontos fortes e fracos. Seus clientes atuais conhecem e gostam de você, sua equipe e sua empresa. Eles têm um vínculo afetivo, respeitam, confiam e acreditam no que você e sua empresa entregam. Os clientes atuais retornam suas ligações, são mais receptivos ao que você apresenta e as ofertas. Eles têm crédito, já lhe pagaram anteriormente e não precisam ser convencidos, pois eles comprarão com naturalidade. Não deixe este grupo precioso em segundo plano indo atrás de novos e possíveis clientes, antes de atendê-los da melhor maneira. Cuide bem e atenda da melhor maneira possível os velhos e bons clientes que estes ajudarão muito, com facilidade e confiança, na atração de novos clientes com o perfil deles.
Um abraço com desejo de ótimas vendas e até a semana que vem!