Prefeito Panosso
**Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.
segunda, 13 de dezembro de 2021

Frederico Westphalen
A Administração de Frederico Westphalen informou que mais de 300 famílias que residem na zona rural são abastecidas com carros-pipa do município. Os caminhões recolhem água da Corsan, na Estação de Tratamento (ETA), e seguem para as localidades onde, devido à falta de chuva, famílias enfrentam o problema da falta de água até para preparar alimentos.
 
Prefeito Panosso
Segundo o prefeito José Alberto Panosso, são transportadas dezenas de cargas de água – oito mil litros cada caminhão – até seis localidades. “Os problemas mais sérios de desabastecimento são registrados nas localidades de Osvaldo Cruz, Barra do Braga, Alto Castelinho e nas linhas Iraí e Brondani, entre outras, regiões onde até poços artesianos secaram”, disse.
 
Mais Frederico
Panosso informou, ainda, que açudes nas propriedades também estão secando, o que obriga o município a transportar água também para abastecer os rebanhos bovinos e pocilgas de suínos. “Neste caso, a água é recolhida dos rios que ainda apresentam uma boa vazão e assim conseguimos socorrer as propriedades”, observa.
 
Corsan
A falta de chuva também obrigou a Corsan de Frederico Westphalen a ativar o Sistema Fortaleza, localizado em Seberi, garantindo assim o fornecimento de água potável para a cidade e também o vizinho município de Caiçara, distante 10 km. 
 
Agricultura
A falta de chuva na microrregião de Frederico Westphalen também afeta o setor da agricultura. O presidente da Cooperativa Tritícola de Frederico Westphalen (Cotrifred), Élio Pacheco, disse que as perdas nas lavouras de milho chegam a 40%. “São perdas muito elevadas e que, se não chover forte nos próximos dias, a situação tende a se agravar ainda mais”, avalia Pacheco.
  
Internet 
O uso da internet requer os mesmos cuidados que temos ao cruzarmos uma rua, por exemplo, onde devemos prestar atenção no trânsito e olhar para ambos os lados antes de “clicarmos em qualquer link”.
 
Curso do Senai
“O futuro está lançado como um dado no tabuleiro. É assim que cresce a internet em uma imensidão de dispositivos inteligentes, conectados, cada vez mais aprimorados, que facilitam a nossa vida. São bilhões deles que estão nos pulsos (relógios), nas nossas salas (smart TVs, videogames, assistentes virtuais), nos nossos carros (centrais multimídia conectadas), nos bolsos (smartphones), enfim, em todos os lugares”.
 
Riscos escondidos
“Juntos, eles criam um ‘raio-x’ da sociedade em tempo real e despertam interesses legítimos ou mal-intencionados. São inúmeros casos de vazamentos de dados e informações que surgem a todo momento pelo mundo e devem nos lembrar dos riscos escondidos nas belezas e oportunidades incríveis que a internet proporciona à humanidade”.
 
Organizações
“Nesse contexto, a Lei Geral de proteção de Dados (LGPD) veio para regular as relações entre pessoas e organizações, protegendo a privacidade do indivíduo em relação ao uso de suas informações, e como circulam pelo mercado, sejam elas físicas ou digitais. 
 
Tarifa social 

Agora será automática a inclusão de famílias de baixa renda na Tarifa Social de Energia Elétrica, o que deve acrescentar mais de 11 milhões de famílias as 12,3 milhões já beneficiadas. 
 

Fonte: