Primeiro o mais importante
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sexta, 04 de fevereiro de 2022

Uma das premissas do gerenciamento eficaz é fazer primeiro o mais importante. Entende-se esta premissa considerando que aquilo que é mais importante nunca deve depender, ficar no aguardo, à mercê das coisas menos importantes. Você já se perguntou o que deveria fazer, que se fosse feito, causaria uma grande mudança positiva na sua vida pessoal e/ou profissional? 
Quantas vezes comenta-se que o dia ou a semana passou “voando” e geralmente este é o sentimento dos períodos em que se atende muitas atividades e assuntos diferentes tidos como urgentes. Qual o impacto que estes assuntos todos poderão gerar no médio e longo prazos? Qual é a atenção, tempo, envolvimento e energia que estes assuntos recebem ao longo da semana? 
É o mais importante que deveria estar em primeiro lugar, no dia a dia e em cada momento, e não o que é urgente! Um bom gerenciamento pessoal e profissional exige disciplina com o uso do tempo, com a priorização, com hábitos do líder e hábitos que se deseja implementar na equipe. A disciplina ajuda muito a criar os bons hábitos de cada pessoa e também por isso é um produto da vontade individual, ou seja, a pessoa precisa estar disposta ao que se propõe.
Muitas pessoas bem sucedidas tem em comum histórias onde percebe-se claramente que estiveram dispostas a fazer coisas que os que falharam anteriormente, não gostavam de fazer. O que é preciso para assumir desafios e aproveitar oportunidades que outros não conseguiram? Muita coisa, mas certamente, disciplina e foco para organizar e executar conforme as prioridades.
 Os assuntos urgentes são populares, são óbvios, exigem atenção imediata, sendo fáceis e, às vezes, divertidos de resolver. A pressão e a ansiedade impedem que se deixe o urgente para depois e assim, deixa-se o que é importante de lado com muita frequência. Os assuntos mais importantes são os que mais impactam nos resultados e que contribuem com a grande missão, valores e metas prioritárias. Os temas importantes de nossa vida exigem iniciativa, mais proatividade, e por isso é preciso agir, mudando da passividade e da posição de reação. Nas urgências só precisamos reagir aos chamados, enquanto aquilo que é importante exige iniciativa e disciplina. 
As urgências sufocam muitas pessoas, que viram gerenciadores de crises, escravos de problemas, tendo como resultados tensão, stress e infelicidade, pois onde tem muitas urgências não há espaço para o que é importante, atendendo-se apenas as prioridades, expectativas e desejos dos outros. Também é preciso espaço para aquilo que não é nem urgente e nem tão importante. O equilíbrio é fundamental e entendo que a chave para o equilíbrio é foco no que é realmente importante, delimitando um tempo para resolver as urgências e um tempo para a atenção ao que é importante, que gera impacto positivo de longo prazo, não esquecendo do espaço para imprevistos. 
Disciplina para dizer “não” para alguns chamados urgentes, para dar atenção ao que é importante é um bom sinal de que estes passaram a ter mais espaço na sua vida. Cada um de nós precisa resolver quais são as prioridades e ter a coragem para, de modo adequado e acolhedor, dizer não para determinadas chamadas urgentes, abrindo espaço para o que é verdadeiramente importante. Muitas vezes o bom é grande inimigo do ótimo, ou seja, é quando não sendo possível o ideal, deixa-se de fazer ou aceitar o bom. Por vezes, descarta-se o que pode mudar a vida positivamente para gastar tempo e energia naquilo que não fará a diferença logo adiante. 
O equilíbrio do uso de nosso tempo e energia entre o que é importante e o que é urgente deve ser aplicado nas relações de trabalho, negócios, família e amigos. Um planejamento semanal com metas para atenção ao que é urgente e ao que é importante pode ajudar muito. Dedicar alguns minutos a cada manhã para rever as prioridades, pode ser um bom início. A delegação de tarefas pode contribuir muito com o equilíbrio desejado na atenção ao que é importante e ao que é urgente. Delegando, podemos alcançar mais para nossos negócios, nossas famílias e amigos.    
Um abraço e até a próxima!
 

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