Minuano CTG
**Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.
sexta, 04 de fevereiro de 2022

Minuano CTG – A notícia que abalou a todos. O 3º CTG da história do tradicionalismo gaúcho, o Minuano CTG, de Iraí, mais uma vez teve seu galpão destruído por uma tormenta. A violência do vendaval arrancou toda a cobertura, parte de paredes, danificando toda a rede elétrica, causando prejuízos incalculáveis, não só materiais, mas também imateriais, pois o CTG por um longo período não poderá ser utilizado fisicamente. Semana passada noticiamos a destruição de outros dois CTGs no Estado, pelas mesmas circunstâncias de temporais e, desta vez, a notícia nos atingiu também na nossa Região Tradicionalista, causando consternação entre todos. Coincidentemente os três CTGs de que temos notícia que foram destruídos por vendavais, são administrados por Patroas. Está nas mãos destas mulheres fortes e aguerridas a reconstrução. A patroa Elide Damitz do Minuano CTG terá todo o apoio para reerguer esta entidade, que tanto nos orgulha, por ser pioneira no tradicionalismo gaúcho. 

Recomeço – Já iniciaram as mobilizações em torno do Minuano CTG, de Iraí, no intuito de angariar fundos para a reconstrução do galpão. A Gestão de Prendas Regionais, junto com as prendas internas do Minuano CTG, já arregaçaram as mangas e estão organizando uma rifa que significa um recomeço para recuperação do que foi perdido no vendaval. Nas próximas semanas, mais ações de apoio regional, que estão sendo planejadas, serão oficialmente divulgadas. 

Rodeio da Querência altera calendário anual – Além da alteração da data do jantar de abertura das atividades artísticas que deveria acontecer no dia de hoje, o CTG Rodeio da Querência também está alterando a data de início dos ensaios. O novo período iniciará dia 1º de março. O Departamento Artístico informa que as inscrições de novos integrantes podem ser realizadas com o posteiro, pelo WhatsApp. Da mesma forma, a confirmação dos integrantes dos elencos também deve ser efetuada, conforme comunicado do CTG Rodeio da Querência. 

Bicentenário de Anita – No fim de semana passado, 28 de janeiro, aconteceu a solenidade de encerramento das celebrações previstas no “Projeto Internacional Dois Mundos e Uma Rosa Para Anita”, que foram realizadas durante o ano de 2021, em celebração ao Bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, com a presença do Governador do Estado de Santa Catarina e demais autoridades. Na solenidade foram homenageadas todas as instituições e entidades que participaram e promoveram eventos comemorativos. O evento aconteceu em Laguna, Santa Catarina, no Centro Histórico. 

Gestão estadual de prendas e peões – Denominada de “Gestão Candeeiro”, por simbolizar a retomada das atividades num mundo modificado, no último dia do ano de 2021, as prendas e os peões estaduais lançaram um videoclipe da música que simboliza o trabalho da gestão: Sinuelo de Luz. Com letra do 1º Peão Farroupilha, Ramiro Bregles, música do 3º Peão, Andrei Caetano e arranjos de Daniel Forrati, a canção teve a participação dos demais componentes da equipe, tanto no instrumental, quanto nas vozes.

Gestão Candeeiro – A mensagem deixada pelo grupo de prendas e peões estaduais do RS 2021/2022, é muito pertinente ao momento em que estamos vivendo e segundo eles nos afirmam: “O mundo parou. Nós paramos. Depois dessa pausa, olhamos mais para dentro de nós, enxergamos o outro como gostaríamos que ele nos enxergasse. Refletindo sobre os ensinamentos desse tempo, as prendas e peões do Rio Grande do Sul entregam ao mundo a canção Sinuelo de Luz. Nela a alma desses jovens vitoriosos de seu tempo. É a marca do chamamento para o novo!”
 

Fonte: