Talvez a maior de todas as vitórias
**Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.
segunda, 21 de fevereiro de 2022

De repente você pode estar imaginando que o título acima se refira especificamente ao resultado histórico de 3 a 1 do União Frederiquense diante do Grêmio. Mas não é bem isso.
Óbvio que o placar gigantesco do União na última quarta-feira vai ficar marcado para sempre não apenas na história de Frederico Westphalen, mas da região como um todo. Porém, quero ir um pouco mais além do que simplesmente ao fantástico resultado da partida.
Talvez essa expressiva vitória tenha sido um ponto de corte para muitas coisas daqui em diante. Começando pela possibilidade de atingir o grande objetivo traçado, que é permanecer na elite do futebol gaúcho.
Atingindo o objetivo, o União precisa dar outro grande passo, que é ser uma agremiação de temporada cheia. Claro que tem a questão financeira e isso são outros 500, mas ser agremiação de temporada cheia elevaria o clube em alguns degraus, pois começaria a se vislumbrar acessos a competições nacionais, algo que lhe daria ainda mais visibilidade.
E por falar em visibilidade, na quarta-feira o União foi apresentado a quem ainda não o conhecia. O jogo foi transmitido não apenas no Premiere, mas no SporTV para todo o Brasil. E, convenhamos, não é qualquer um que mete 3 no Grêmio. Um investidor, por exemplo, olha diferente para clubes organizados, em crescimento, com gestão séria. E olharia com mais concentração se esses clubes planejassem calendários cheios.
Permanecer na elite gaúcha poderá consolidar definitivamente o União Frederiquense em outro patamar. E a partir daí o planejamento para voos maiores também precisa estar em pauta. Por isso que repito sem medo de errar: pensando em médio e longo prazos, a vitória da última quarta-feira pode ter sido a maior de todas.


JOGO RÁPIDO

- A direção, o técnico Daniel Franco e alguns jogadores foram duramente criticados nos últimos dias. Justiça seja feita, direção, técnico e o time todo foram perfeitos diante do Grêmio: fora de campo na logística de um evento daquela proporção e dentro das quatro linhas nas partes tática, técnica, no conjunto e na entrega em campo. 

- Sem dúvida a vitória sobre o Grêmio servirá de inspiração para o duríssimo jogo de hoje contra o Guarany. Se houver a mesma doação em Bagé, o União traz ponto(s) de lá. Lógico, sempre respeitando o adversário.

- Se bobear o Inter cai, o Grêmio permanece e em 2023 teremos Gre-Nais na Série B. Claro que ainda é muito cedo para falar qualquer coisa, mas o fato é que Inter e Grêmio vêm preocupando bastante os seus torcedores.

Fonte: