O furo no barco
**Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.
segunda, 21 de fevereiro de 2022

Hoje trago aqui mais uma bela história para que possamos refletir. 
Um homem foi chamado à praia para pintar um barco. Trouxe com ele tinta e pincéis, e começou a pintar o barco de um vermelho brilhante, como fora contratado para fazer.
Enquanto pintava, viu que a tinta estava passando pelo fundo do barco. Percebeu que havia um vazamento e decidiu consertá-lo. Quando terminou a pintura, recebeu seu dinheiro e se foi. No dia seguinte, o proprietário do barco procurou o pintor e presenteou-o com um belo cheque. O pintor ficou surpreso:
- O senhor já me pagou pela pintura do barco! - disse ele.
- Mas isto não é pelo trabalho de pintura. É por ter consertado o vazamento do barco.
- Ah!, mas foi um serviço tão pequeno. Certamente, não está me pagando uma quantia tão alta por algo tão insignificante!
- Meu caro amigo, você não compreende. Deixe-me contar-lhe o que aconteceu. Quando pedi a você que pintasse o barco, esqueci de mencionar o vazamento. Quando o barco secou, meus filhos o pegaram e saíram para uma pescaria. Eu não estava em casa naquele momento. Quando voltei e notei que haviam saído com o barco, fiquei desesperado, pois lembrei-me que o barco tinha um furo. Imagine meu alívio e alegria quando os vi retornando sãos e salvos. Então, examinei o barco e constatei que você o havia consertado! Percebe, agora, o que fez? Salvou a vida de meus filhos! Não tenho dinheiro suficiente para pagar a sua "pequena" boa ação.
Essa história possibilita nossa reflexão de como pequenas ações ou atitudes para nós, que muitas vezes não nos custam nada, podem ter efeitos gigantescos para as outras pessoas. No nosso ritmo agitado do dia a dia, normalmente não conseguimos perceber o olhar triste de alguém.
Muitas vezes, não nos damos conta de que um simples “bom dia” pode ser tudo o que uma pessoa precisa naquele momento. Podendo até salvar uma vida. Por outro lado, podemos machucar alguém se não tivermos a sensibilidade no momento de usar as palavras certas no momento adequado.
Na sua jornada, procure consertar todos os “vazamentos” que você perceber, pois nunca sabemos quando alguém está precisando de nós, ou até mesmo quando vamos precisar de alguém.
Precisamos, mais do que nunca, ajudarmos uns aos outros, fortalecendo, regando e cuidando cada dia da verdadeira corrente do bem. Tenho certeza que você já fez isso em algum momento da sua vida, que não custou nada para você e o quanto foi gratificante quando ficou sabendo disso. Um fraterno abraço e um ótimo fim de semana.
 

Fonte: