O matrimônio à deriva!
**Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.
quarta, 02 de março de 2022

Sempre fundamentado no estupendo livro “Problemas no Casamento” do estupendo escritor (mais de 40 obras) professor Felipe Aquino, pretendo me ocupar sobre o momentoso assunto. Jamais com intenção de jogar pedras em casais com dificuldades, que só Deus sabe o sofrimento que sentem, mas pensando na prevenção e na preparação da maioria das pessoas que ingressa neste estado de vida. Certo conferencista, palestrando para casais, assim iniciou: “Não respondam, mas pergunto, se HOJE o Sr. ou a Sra. casasse, casaria com a mesma pessoa?”...
O que é felicidade? É fazer-TE feliz. As divisões no casamento acontecem quando cada um busca a SUA vontade e não o bem do casal. “Os momentos mais felizes de minha vida foram aqueles poucos que pude passar em minha casa” (Thomas Jefferson – Presidente dos EUA). “A verdadeira felicidade está na própria casa” (Leon Tolstói – escritor russo). O mundo oferece aos pássaros mil lugares para pousar, mas apenas um ninho. Se o homem não for feliz no lar, dificilmente o será em outro lugar. Não há na face da terra, algo mais nobre e belo do que o homem e a mulher gerar e educar um filho. Não há herança melhor do que uma família bem criada.
Sem fidelidade conjugal a família não se sustenta; e esta fidelidade tem um alto preço, o da renúncia às tentações do mundo. O pecado original feriu a humanidade, o homem virou as costas para Deus, por causa disso o sofrimento e a morte entraram no mundo. “O salário do pecado é a morte” (Rm 6,23). São Paulo é contundente: “Não faço o bem que quero, e sim o mal que não quero...” (Idem). “No Brasil, por causa do ‘Amor Livre’ há milhares de filhos ÓRFÃOS de pais VIVOS” (João Paulo II). No Chile, 76% dos jovens encarcerados não contam com pais casados. Nos EUA 60% dos presos por roubo, 72% dos assassinos e 70% dos condenados à prisão perpétua, cresceram em famílias sem-pai. No Reino Unido, 80% das crianças de conduta adequada vivem com seus pais biológicos. 
“Antes de construir o ninho, aprenda a voar” (provérbio espanhol). A Família é a mais importante instituição da humanidade. A Família de Nazaré foi a porta pela qual Jesus entrou em nossa história. Muitos se casam pensando que o casamento é uma aventura e que se não der certo, se põe um fim. Deus é o autor do casamento. Se a esposa não se torna melhor por causa da presença do marido, e vice-versa, o casamento fracassou. Amar não é querer alguém construído, mas construir alguém querido. A pessoa mais despreparada para o casamento é o egoísta. Um casal egoísta é como duas bolas de bilhar, se chocam e se separam...
Se a gente misturar grãos de arroz com grãos de feijão, será possível separá-los, porque estão juntos, mas não unidos. Mas se misturar um copo de leite com um de café, será impossível separá-los, porque estão intimamente unidos. Quando o Rio Negro se encontra com o Solimões, formam o Amazonas.  Na vida do casal, não pode mais haver o EU e o VOCÊ, o MEU e o SEU. A primeira pessoa tem de ser substituída pelo plural o NÓS e o NOSSO! O correto é as decisões em conjunto, gastos, compras, vendas, bens materiais. Na unidade o casal cresce. A MENTIRA destrói o casamento, pois racha as paredes do casamento e a casa matrimonial vai por terra.
 

Fonte: