Já pensou nos diversos cuidados que deve tomar ao pegar a estrada?
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segunda, 28 de março de 2022

De regra, após as pessoas se colocarem na estrada para alguma viagem, acabam se desligando de diversas preocupações que tinham, até como forma de fugir da rotina. Outras usam a viagem para fazer mentalmente diversos planejamentos e projetar objetivos e esquecer problemas. Mas há algumas coisas que jamais poderão ser esquecidas ou deixadas de lado. E dizem respeito à condução do veículo.
Muitos não imaginam, mas as estradas trazem muitos perigos para a condução, sejam gerados pelas condições da estrada, a falta de atenção do condutor ou demais ocupantes para com o motorista, seja pelo uso do celular, seja pelo meio ambiente e ou as condições adversas que podem surgir, bem como às ações incorretas de outros motoristas.
Então fundamental é a atenção e foco na estrada. Não só à frente, mas laterais e pela retaguarda, através dos espelhos. A direção defensiva é fundamental a ser empregada, no ato de conduzir, com foco em evitar acidentes. O cuidado na condução do veículo deve estar sempre presente e, para lhe ajudar a fazer a sua parte para um trânsito mais seguro, seguem algumas dicas:
Direção defensiva é o ato de conduzir um veículo pensando em evitar acidentes, atentando-se às condições adversas que surjam. É necessário antever situações de risco e agir, para evitar ou mitigar ocorrências.
Evite distrações ao volante, pois é importante sempre estar alerta e ver o que acontece ao seu redor, verificando seus espelhos retrovisores e as condições à sua frente com frequência. Manter os olhos em movimento na estrada também faz parte de uma direção defensiva. Procurar objetos dentro do carro ou mexer no celular, nem pensar! Se outro veículo está em condução perigosa, reduza a velocidade ou freie para se distanciar. Atenção especial aos pedestres e ciclistas.
Manter uma distância de segurança do veículo da frente é muito importante. Pois possibilita que, numa situação de emergência ou parada, você tenha tempo suficiente para reagir. caso a distância não seja suficiente para a frenagem, você poderá colidir. Quanto mais rápido você dirigir, mais tempo leva para frear o veículo completamente. Sem esquecer que para reagir, ou seja, colocar o pé no freio e começar a frear, você leva em torno de 2 segundos. A 80 km/h, você estará se deslocando a 22,2 metros por segundo, o que representa pelo menos 44 metros.
Muito cuidado nas ultrapassagens, que representa uma das manobras mais arriscadas da condução. Pois você se coloca na faixa de trânsito dos veículos de sentido contrário, e em alguns segundos, muita coisa pode acontecer. É extremamente importante ter prudência nas ultrapassagens, já que os acidentes mais graves acontecem por colisões frontais, principalmente nesse tipo de manobra. Sempre que for ultrapassar, verifique que não venha veículo em sentido contrário, sinalize com a seta a manobra, dê um breve toque na buzina ou sinal de luz para que o veículo da frente perceba que você irá ultrapassá-lo, e ainda observe pelo retrovisor se já não há outro veículo ultrapassando você e acelere em uma marcha mais forte para seguir mais rápido. Só retorne à faixa de tráfego em que você estava, quando puder enxergar o veículo ultrapassado pelo retrovisor. E nunca faça a manobra em curvas, pontes, topo de colina ou sem visibilidade.
E muito cuidado com aquaplanagens. Tipos de acidentes em que os pneus do veículo perdem contato com a pista, literalmente deslizando sobre a lâmina de água da chuva, ou mesmo poças formadas sobre o leito carroçável (pista). Para evitar aquaplanagens, a dica anterior é sempre estar com os pneus dentro do índice TWI (indicador de desgaste dos pneus, que foi abordado numa edição anterior); nunca freie sobre uma poça de água ou quando sentir que o veículo perdeu aderência, mas apenas tire o pé do acelerador e deixe o pneu do carro tocar novamente no asfalto, rompendo a película de água. Importante sempre manter as mãos firmes no volante. Foque toda atenção em dirigir, abaixe o som, peça silêncio se estiver acompanhado, pois isto já terá contribuído para aumentar sua concentração na situação de bastante chuva ou poças de água sobre a pista.
 

*O inspetor Celso Morais é policial rodoviário federal; foi chefe do Núcleo de Registro de Acidentes da PRF no RS por quase nove anos; instrutor de Acidentes e Levantamento do Local e Instrutor de Educação para o Trânsito da PRF; é formado em Perícia de Trânsito pela PRF em Sergipe; formado em Direito e Pós-Graduação em Educação Transformadora pela PUC-RS.

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