Você já pensou para que servem os pneus do seu carro?
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segunda, 28 de março de 2022

Parece uma pergunta bastante boba, ou simplória, mas pelo contrário, é muito importante, para não dizer fundamental, entender qual a função dos pneus, além de estarem separando o veículo do chão.
É muito comum ouvir falar, e nós acabamos vivenciando isso no nosso dia a dia de trabalho, situações de veículos e seus condutores, que não conseguiram vencer o traçado da curva, que aquaplanaram, que não conseguiram frear, ou mesmo de condutores que perderem o controle do veículo numa reta ou numa frenagem, muitas vezes de forma misteriosa.
Muitas das causas destes tipos de acidentes podem estar relacionadas aos pneus do veículo. Vamos a algumas questões relacionadas e que precisam ser verificadas com uma certa regularidade, e de forma preventiva. Com isto você pode evitar o que pode se tornar numa dor de cabeça, ou até algo pior. Vejamos.
O principal fator de prevenção e segurança diz respeito ao desgaste. Eu já tinha abordado este tema, quando falamos do índice TWI, que é um indicador de desgaste dos pneus. É aquela situação em que pelo uso, pelo rodar em pista mais irregular e ou mesmo por reiteradas patinadas (derrapagens), podem levar a um desgaste mais acelerado. Além disto, alguns pneus tem uma borracha mais macia, e acabam tendo um melhor contato com a pista, mas podem sofrer desgaste mais rápido. 
Independente do motivo, o pneu liso, ou careca, ou com a banda de rodagem desgastada, perde, seja na pista molhada, seja na pista seca, aderência, ou costuma dizer por aí, agarre.  E isto fica nítido quando as se perdem aquelas ranhuras nos pneus, e junto se vai a borracha dava a aderência em pista seca, e em pista molhada, onde as ranhuras tem a função de canalizar, direcionar a água, possibilitando o contato da borracha do pneu com a pista. Então sempre verificar os pneus e trocar quando necessário.
O que mais devemos observar? Sempre verificar a pressão correta dos pneus, que varia de veículo para veículo. Evitar o excesso de peso no veículo, pois compromete e pode danificar a parte mecânica, como peças, como também pode danificar os pneus. 
Fazer o balanceamento do conjunto pneu e aro, e o alinhamento do conjunto rodas, pneus em seus respectivos eixos. Pois não tomar estes cuidados, tentando fazer uma economia, pode gerar mais prejuízo logo ali na frente. Pois pode gerar o desgaste irregular da banda de rodagem, como por exemplo na parte interna, local que dificilmente é verificado, e quando se percebe, já desgastou muito, podendo até já ser visualizada a alma de arame do pneu, comprometendo a segurança. 
Verificar regularmente, ainda mais quando as nossas estradas estão com mal estado de conservação e muitos buracos e irregularidades na pista, o que pode gerar danos nos pneus de forma muito rápida. Verificar os aros do veículo, pois você pode ter caído num buraco, ter entortado um aro, o que pode indicar um pneu comprometido. Lembrar de olhar na lateral interna do pneu, ou seja, naquela que fica voltada para o lado de dentro do veículo. É difícil de visualizar? Sim, mas toda diferença em relação a segurança, pois a face interna pode esconder um dano decorrente de buraco, um calombo, uma bolha, um rasgo, que numa frenagem, ou mesmo num próximo buraco, pode estourar e causar a perda de controle do veículo. 
São pequenos cuidados que nos trazem mais segurança. E sempre digo, faça as verificações, troque se necessário, ouviu algum barulho, está sentindo alguma trepidação no volante ou mesmo falta de controle em uma velocidade maior. Vá verificar o que é, num mecânico ou oficina de confiança. Pois esconder o sol com a peneira nunca é a melhor saída. Pois logo ali você pode estar sendo esperado pela família, ou estar com ela no veículo, e algum item que você negligenciou, pode fazer toda a diferença na segurança. Lembre-se, você é sempre o seu melhor fiscal, pois sabe o que você não fez. Todos juntos por um trânsito mais seguro, e depende de todos nós.
 

*O inspetor Celso Morais é policial rodoviário federal; foi chefe do Núcleo de Registro de Acidentes da PRF no RS por quase nove anos; instrutor de Acidentes e Levantamento do Local e Instrutor de Educação para o Trânsito da PRF; é formado em Perícia de Trânsito pela PRF em Sergipe; formado em Direito e Pós-Graduação em Educação Transformadora pela PUC-RS.

 

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