E essa tal de abordagem policial? Como devo me comportar?
Os artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, não traduzindo a opinião do jornal O Alto Uruguai
quarta, 01 de junho de 2022

Um assunto que sempre gera dúvidas é em relação a como se comportar e como agir durante uma abordagem, e logo antes dela. Pode até ser que você nunca tenha pensado sobre isso, mas é justamente quando é abordado que as dúvidas vem. Para as pessoas de bem, não há muito que temer, uma vez que todas as polícias têm padrões rígidos de conduta, respeito e de trato com os cidadãos. Por isso que a grande maioria das abordagens, talvez em torno de 99% ocorra sem nenhuma ocorrência e de forma bem tranquila. Como poderíamos definir de uma forma leiga, quase todas as abordagens começam no nível básico ou nível 01, ou verde de alerta.
    É preciso ter em mente que o principal objetivo das forças de segurança é prover segurança pública às comunidades e garantir que pessoas que esteja em cometimento de ilícito, crime, ou que estejam procurados, tenham o encaminhamento para o devido destino, seja prisão ou o registro relacionado, ou no caso de trânsito, da devida medida administrativa.
De forma bem simples, o nível de alerta em uma abordagem pode mudar ou subir de nível, ou pela existência de alguma suspeita em relação ao veículo ou pessoas, ou por conta de algum comportamento desavisado dos ocupantes. Lembremos que quem faz a abordagem está sempre sob um nível de tensão e estresse, e que pode ser influenciado pela luminosidade, ou falta dela (noite) e ou pelo comportamento e ou agitação, embora tenham treinamento bem fundamentado.
Neste sentido, ao ser abordado, a regra primeira e principal a ser seguida: se aproxime de forma  devagar e respeitosa do local de parada indicado. Respeite e não deboche da abordagem. E mais importante ainda que a primeira: siga todos os comandos que o agente lhe der. Atenda a todos os pedidos. Lembre-se que os agentes estão ali para garantir a segurança não só sua, mas do ambiente em volta. Pois você talvez não saiba que eventualmente aquela blitz esteja buscando algum suspeito de alguma ocorrência em andamento. Segurança pública é responsabilidade de todos.
Outro fator importantíssimo é o controle das mãos. Mantenha as mãos sempre visíveis para os agentes. De preferência baixe os vidros do carro para que possam ser vistos todos os ocupantes do carro. Se estiver chovendo ou muito frio, ao menos informe na primeira oportunidade que o agente lhe der, todos que estão com você. Se for durante a noite, ao chegar no local da abordagem ou blitz, acenda a luz interna do veículo.
Muito importante, e vou aqui repetir, seguir todos os comandos do agente de abordagem. Seja para entregar documentação, seja para responder a algum questionamento, seja para mostrar algum compartimento do veículo (porta-malas). Só desça, de preferência, se for pedido. Lembre que se for em uma via movimentada, ou em rodovia, é mais seguro ficar dentro do veículo, com o cinto afivelado. Então desça somente sob comando. Sem movimentos bruscos. 
Se você for CAC (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador) ou possuir porte de arma de fogo, ou item controlado, sempre informe na primeira oportunidade, no momento da abordagem. E indique onde estão os itens e os documentos. Mesmo se for agente policial, ou de algum outro órgão, precisa informar, mas isso você já sabia. 
Lembre que qualquer situação que você considerar abusiva e ou injusta, não faça isso no local da blitz ou da abordagem, pois poderá gerar uma situação de aumento de estresse e que poderá fugir ao normal. Pois hoje fica tudo registrado e poderá ser discutido e contestado depois, inclusive qualquer injustiça ou abuso. Jamais reaja a uma abordagem e muito menos fuja da polícia, ainda mais por uma simples questão administrativa, como por exemplo, falta de habilitação/licenciamento.
 

Fonte: