Mais de 30 anos preservando a cultura da imigração alemã
**Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.
sexta, 08 de julho de 2022

No próximo domingo, 17 de julho, o Centro Cultural 25 de Julho de Frederico Westphalen, que representa a etnia alemã, estará completando 31 anos de atuação junto à comunidade. Entidade esta que se caracteriza como sendo uma instituição privada sem fins lucrativos, e possui como principal objetivo preservar, difundir e pesquisar a história da cultura e costumes germânicos, incluindo e interagindo com distintos públicos. Atualmente, conta com cerca de 70 dançarinos, divididos em quatro grupos de dança, nas categorias infantil (Die Täubchen), infanto-juvenil (Edelweiss), adulto (Sünnros) e casais (ImmerFröhlich).
No fim do ano de 2020, a entidade obteve uma grande conquista que foi o projeto “Fortalecimento e valorização dos grupos de danças folclóricas do Centro Cultural 25 de Julho de Frederico Westphalen”, classificado entre os 70 melhores projetos do Estado do Rio Grande do Sul, dentre mais de 640 projetos inscritos, sendo contemplado com Recursos da Lei Aldir Blanc, o qual nos viabilizou a confecção de 84 novos trajes para nossos quatro grupos de danças e quatro novos estandartes. Seu mais recente projeto em andamento se refere a Alfabetização Musical, contemplando crianças, jovens e adultos.
Durante a pandemia, o Centro Cultural realizou as festividades para comemorar seus 30 anos de atividades. Foram diversas homenagens dentre as quais se destacam o Prêmio Distinção Imigração Alemã 2021, concedida pela Federação dos Centros de Cultura Alemã no Brasil (FECCAB), pelo Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre e pela Comissão Executiva das Comemorações da Imigração Alemã. Somente duas instituições receberem esta homenagem em todo o estado do Rio Grande do Sul, nós e o Museu Visconde de São Leopoldo; e a Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, entregue pela Deputada Estadual Zilá Breitenbach.
Ao longo destes 31 anos, inúmeras foram as pessoas que contribuíram voluntariamente para a criação, organização, manutenção e preservação dos costumes germânicos. Se hoje nosso município e região ainda possui uma entidade cultural, onde os bons costumes são preservados, temos que agradecer imensamente a todos que fizeram parte desta história e deixaram seu legado. Fica aqui nosso agradecimento a toda comunidade frederiquense pelo apoio e incentivo para com as atividades do Centro Cultural 25 de Julho de Frederico Westphalen. Um fraterno abraço e um ótimo fim de semana!
 

Fonte: