Dificuldades podem ser bênçãos
**Os textos aqui publicados são de total responsabilidade de seus autores, e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai
quarta, 10 de agosto de 2022

As dificuldades são uma parte importante do desenvolvimento pessoal, pois não haveria crescimento, desenvolvimento, inovação, se não houvesse dificuldades e os seus desafios. Quem compreende esta condição da vida, convive melhor com os problemas e consegue superá-los melhor e mais rapidamente. 
As dificuldades impulsionam o trabalho, o pensamento, a descoberta de formas de superação, sendo que o próprio esforço se torna essencial. Quem desenvolve este modelo mental, passa a entender uma boa parte das dificuldades como bênçãos na sua vida.
Quem tenta educar e preparar filhos para uma vida sem dificuldades pode acabar adiando e acumulando dificuldades para o futuro, sem que eles estejam preparados para superá-las. Dificuldades maiores virão, e representam uma forma da existência humana cuidar dos seus indivíduos. A grande capacidade para criar, empreender, fazer grandes coisas deve ser aprendida desde cedo, com a vida gerando desafios, que quanto mais são solucionados, mais atraem desafios maiores e gera mais condições de enfrentá-los. As dificuldades desaparecem somente no último ato de cada episódio da sua vida, mas é preciso lembrar que só se chega ao final exatamente superando as dificuldades.
Cada um de nós é, respectivamente, o único representante do seu sonho na face da terra. Quem não construir o seu sonho, será contratado para ajudar a construir o sonho de outro. Quem se dá conta disso e não se mobiliza, não começa a correr naquela direção, me faz pensar o que o motiva, e tenho dificuldade de imaginar o que faria melhorar a sua vida.
É preciso evitar o negativismo ao tomar ciência das dificuldades, o que pode ser feito descobrindo algo positivo em cada dificuldade. É preciso lembrar da velha máxima de que a mesma rocha que bloqueia o caminho pode servir de degrau para uma vista melhor do caminho. Se não houvesse “a rocha do caminho”, a dificuldade para enxergar mais longe e de forma mais sistêmica poderia ser maior. A própria dificuldade de subir, fazendo da “rocha do caminho”, um degrau, deve proporcionar novas atitudes diante da vida. Quando pensamos criativamente sobre a vida, quase tudo será útil e tem algo a dar ou a ensinar, sendo que nada fica sem sentido. (baseado em Osho).
Ficar cada vez mais tempo próximo de pessoas inteligentes, objetivas, otimistas, criativas, cordiais impulsiona o crescimento e o desenvolvimento pessoal. Da mesma forma que é muito importante ficar longe, sempre que possível, de pessoas mal humoradas, pessimistas, que até mesmo sem querer, machucam quem está próximo. As relações com família, amigos e trabalho devem ajudar a não nos machucar. Cercar-se de pessoas que refletem a pessoa que você quer ser é um bom conselho. Escolha amigos que você se orgulha de ter conhecido, gente que você admira, pessoas que te respeitam, é outro conselho importante. A vida é muito curta para perder tempo com pessoas que sugam a nossa felicidade.
Pessoas que fazem o dia um pouco mais brilhante, simplesmente por estar próximo, por uma palavra, uma ideia, um bom exemplo, são sempre muito bem lembradas, e tem suas presenças queridas em vários momentos. Estar com pessoas assim, ajuda a também termos atitudes semelhantes e a encarar as dificuldades que são inevitáveis, como bênçãos da vida e assim superar os desafios serenidade, criatividade e aprendizado.
Um abraço e até a próxima!


 

Fonte: