O mal da polarização
**Os textos aqui publicados são de total responsabilidade de seus autores, e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai
sexta, 13 de janeiro de 2023

Muito daquilo que se vive no Brasil atual é resultado da malfadada polarização política. E essa situação somente vai melhorar quando a maioria do povo conseguir se livrar da bolha da direita e da bolha da esquerda. Bolha essa que impede muitos de enxergarem além da doentia visão ideológica. Já escrevei que radical ideológico de direita é literalmente igual a radical ideológico de esquerda e, portanto, não há nenhuma diferença de comportamento, ambos são maléficos para a sociedade brasileira e para o harmônico convívio social.
Já disse o sábio pensador que existe mundo para além do radicalismo de posição e de comportamento. Por isso, já passou da ora de serem abandonadas as ideias e posicionamentos radicais. As redes sociais estão poluídas por postagens que não agradam as pessoas de bom senso, só falta desconfiômetro para aqueles que insistem em ser desagradáveis e continuam postando conteúdo inútil, falso e sem nenhuma utilidade coletiva.
Certamente ainda vai demorar um bom tempo para que o bom senso supere as posições radicais e possamos viver na normalidade de comportamento humano. Isso porque, a malfadada esquerda e sua rival direita cultivam a cultura de absolutas donas da verdade. Todas as versões estão erradas, apenas a pessoal está certa. 
Existe uma premissa de que todos tem sua verdade, mas nenhum tem a verdade absoluta. Essa uma verdade que serve ao momento em que vivemos no Brasil, de muita falta de bom senso e de respeito a opinião contraria. Radicais não conseguem ver que existe verdade também na opinião do próximo. E isso dificulta a convivência e a pacificação das pessoas.
Já passou da ora para a pacificação dos ânimos, para o retorno do respeito com o ser humano semelhante, em especial no comportamento nas redes sociais sobre opinião política. Contudo, grupos minoritários não conseguem se livrar da bolha que os encobre ideologicamente e isso os faz doentes.
Evidentemente que deve ser respeitado o direito de todos de opinar, de manifestação do pensamento, de protestar, de manifestar contrariedade sobre questões políticas, entretanto, essas manifestações devem respeitar as demais pessoas que pensem diferente, isso faz parte do estado de direito e faz bem para a sociedade humana, condenável são os excessos e o desrespeito para com os outros por posição pessoal, que tem aumentado devido a polarização política.
Felizmente, por outro lado, existem muitos grupos em redes sociais de agradável convívio, de respeito ao semelhante, de valorização da vida, das coisas boas que Deus nos deu. Que cultivam valores de acolhimento e que valorizam o convívio com outras pessoas, esses os grupos sociais que vale a pena estar já abandonaram a polarização ideológica.
 

Fonte: