Mapeamento da dança no RS
**Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.
sexta, 02 de julho de 2021

Eleições do MTG I – Sábado passado, 26 de junho, foi a data possível de se realizar a eleição do novo Conselho Diretor e Conselho Fiscal do MTG. Concorreram três chapas, compostas por tradicionalistas oriundos dos quatro cantos do Estado. Apesar da disputa, todo o processo eleitoral aconteceu de forma muito transparente e civilizada, não havendo nenhum registro de qualquer intercorrência no processo, que, devido à Pandemia, foi descentralizado e regionalizado. Na nossa Região Tradicionalista o local de recebimento dos votos na urna foi o CTG Rodeio da Querência de Frederico Westphalen.

Eleições do MTG II – A eleição do MTG devia ter acontecido na segunda semana de 2021, durante o Congresso Tradicionalista que não teve este ano devido à Pandemia. O processo teve que ser postergado uma vez, e depois transferido novamente por questões judiciais. Enfim, os delegados inscritos no início do processo foram mantidos com o direito ao voto neste pleito. Conforme rezam os estatutos, são dois delegados por entidade tradicionalista plena e um na entidade parcial. Desta forma, na nossa Região Tradicionalista, a 28ª, foram inscritos 19 delegados votantes. 

Eleições do MTG III – O processo eleitoral ocorreu simultaneamente em todas as regiões tradicionalista, das 9 às 16 horas, momento em que encerradas as urnas, os votos foram computados pelas comissões e imediatamente transmitidos ao MTG. Rapidamente, em questão de 60 minutos decorridos, já se obteve o resultado final, com a vitória da Chapa 2, denominada “Pelos Laços da Tradição”, que em um universo de 1.270 votos obteve a aprovação com 626 votos. A chapa 3, representada por Silvânia Affonso, obteve 367 votos, sendo que a chapa liderada por Fabiano Vencato somou 272 votos. Em todo o Estado do Rio Grande do Sul foram contabilizados um voto em branco e quatro votos nulos. Após o anúncio da chapa vencedora, uma reunião entre os conselheiros elegeu para presidente do MTG o tradicionalista Manoelito Savaris.

Geração e acendimento da chama crioula – A chama crioula, que tradicionalmente é acesa em um local determinado pelo MTG, sendo assim um dos grandes eventos tradicionalistas estaduais, este ano será regionalizada. Desta forma, as lideranças da 28ª Região Tradicionalista, escolheram Frederico Westphalen para sediar o acendimento da chama crioula. Os fatores que contribuíram foram a logística e a posição geográfica, que beneficia as cavalgadas que conduzirão a chama aos seus municípios por estradas vicinais, tendo o acesso mais facilitado. Será formada uma comissão para planejar os detalhes deste evento inédito para todos. 

Mapeamento da dança no RS – Um grupo de trabalho com representantes de 19 instituições do setor de dança do Rio Grande do Sul está construindo o mapeamento desta cadeia produtiva no Estado para traçar um perfil do setor. Este mapeamento necessita da participação de todos os envolvidos no setor da dança. A finalidade é que se possa alcançar todos os trabalhadores da dança no Estado do Rio Grande do Sul, que tenham pelo menos dois anos de atuação na área e idade mínima de 18 anos. O objetivo é traçar informações precisas e qualificadas para suprir a demanda do Plano Estadual de Cultura, que é de 2015. Mais informações poderão ser obtidas no site bit.ly/mapeamentodancars.
 

Fonte: