Fome de aprender
**Os textos aqui publicados são de total responsabilidade de seus autores, e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai
quinta, 21 de setembro de 2023

A Acisa de Rodeio Bonito promoveu uma palestra com Paulo César Fonseca do Nascimento, o Tinga (apelido recebido por ter nascido e criado no bairro Restinga, na zona sul de Porto Alegre). O tema da palestra foi “Gestão Além da Planilha”. O ex-jogador iniciou contando sua história de vida, relatando que seu pai abandonou a família quando ele era criança, e sua mãe ficou com a responsabilidade de criar os filhos sozinha.
Tinga observava sua mãe trabalhando muito para conseguir o sustento da família. Além de cuidar da casa, trabalhava todos os dias da semana como empregada doméstica. Ela saia de madrugada e só retornava à noite. Aos fins de semana tinha outro emprego em restaurantes que promoviam eventos e, ao voltar para casa de madrugada, trazia sacolas cheias de comidas que sobrava das festas. Ele, ao acordar, via a geladeira cheia de comidas saborosas e concluiu: “Trabalhar é bom”.
O ex-atleta, que tem o Inter como seu time de coração, foi reprovado em três testes pela equipe colorada. Muito abalado com as reprovações, mas sem desistir, foi realizar um teste no Grêmio, o maior rival da sua equipe preferida. Foi aprovado.
Ali iniciou a carreira de um dos grandes jogadores que defendeu as cores dupla Gre-Nal. Atuou também no Botafogo e Cruzeiro; além de jogar no Japão, Portugal e Alemanha. Após uma lesão grave abandonou o futebol, em abril de 2015.
Geralmente, após parar de jogar futebol, os atletas iniciam uma carreira de treinador ou diretor esportivo. Tinga decidiu seguir um caminho diferente. Foi fundador do primeiro curso on-line direcionado para a formação de novos atletas, By Tinga, sócio-investidor dentro do ramo imobiliário, fundador e CEO da Sieben Tour, agência de viagens.
O projeto “Fome de Aprender” é dos mais humanitários comandados por Tinga. Numa parceria com a empresa Marco Polo, com sede em Caxias do Sul, foi adaptado um ônibus, com uma divisão com uma cozinha e refeitório para pessoas em situação de rua fazer uma refeição com dignidade; e outra parte com uma bem montada biblioteca.
A Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócio (Acisa) tem como presidente Lígia Lavratti e vice-presidente Ricardo Augusto Stefanello.
 

Fonte: