Resultados Enart 2023
**Os textos aqui publicados são de total responsabilidade de seus autores, e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai
sexta, 01 de dezembro de 2023

Resultados Enart 2023 – O maior festival de arte e tradição gaúcha acontece anualmente em Santa Cruz do Sul, sempre no último final de semana do mês de novembro. Ao todo são 21 modalidades artísticas, algumas divididas em categoria feminina e masculina, que são levadas ao palco, para apreciação livre do público e especialmente de uma comissão avaliadora que, com olhos de lince, procura a perfeição entre os concorrentes. As danças tradicionais, que levam o maior número de público para as arquibancadas, foram recentemente dividas por categorias, sendo a Categoria Força B de acesso, e a Categoria Força A, dos grandes grupos já consolidados dentro da atividade artística. Desta forma, o grupo da Força B precisa estar muito bem afiado com 09 danças, enquanto que os grupos da Força A, tem que dar conta de 21 danças. 

A grande conquista – O Departamento de Tradições Gaúchas Poncho Verde, de Panambi, 9ª RT, foi o grande vencedor da Categoria Força A, levando o título para casa, e enchendo de orgulho a escola estadual da qual se originou e tem fortes raízes. Os integrantes do DTG demonstraram que com humildade, muito trabalho e abnegação, um elenco artístico pode chegar ao topo. Depois de ser injustiçado no ENART do ano de 2019, o DTG Poncho Verde provou a todo Rio Grande do Sul ser mais forte do que o revés que sofreu naquele dia fatídico. 

Enart 2023 I – O ENART iniciou na noite de sexta-feira com a participação de quarenta grupos, que, divididos em cinco blocos de oito integrantes, teve ao final, vinte classificados para a grande final no domingo. Isso tudo aconteceu simultaneamente em dois locais diferentes, que abrigaram a Categoria Força A e a de acesso, categoria Força B. Na categoria Força A, o CTG Lalau Miranda de Passo Fundo entrou com uma liminar, pois sentiu-se prejudicado em algum quesito da avaliação, e dançou no domingo, somando, portanto, vinte e um grupos. 

Enart 2023 II – Na categoria Força B, o CTG Querência da Serra, de Cruz Alta, foi o vencedor. Além disso, a 18ª Região Tradicionalista levou para casa o troféu Marca Grande, concedido à região que conquistou prêmios em mais modalidades. O DTG Poncho Verde também foi reconhecido como o grupo mais popular.

Enart 2023 III – O CTG Rodeio da Querência de Frederico Westphalen participou com o seu elenco artístico das danças da Força B. Dançou pela primeira vez na sexta-feira a noite, vindo a classificar-se para uma nova disputa no domingo. O objetivo desse grupo foi alcançado, pois classificar-se para domingo já é uma grande conquista. O próximo passo agora é continuar os ensaios exaustivamente, para que no próximo ano, além da classificação para domingo, o grupo também consiga uma melhor posição, ficando entre os premiados com troféu. 

Rodeio Artístico – Hoje, 2, o CTG Sentinela da Coxilha de Caiçara está sendo o anfitrião de todos os CTGs que possuem elencos e invernadas artísticas dentro da 28ª Região Tradicionalista. A 7ª edição do Rodeio Artístico de grupos inicia as 14 horas, e está aberto ao público. O ingresso será de R$5,00, um quilo de alimentos não perecíveis ou um brinquedo. A ação solidária é iniciativa do CTG Sentinela da Coxilha e das prendas regionais e visa auxiliar o hospital de Caiçara e os atingidos pelas cheias. 

Saldo positivo – A administração de Santa Cruz do Sul fez um grande afago a todos os frequentadores e acampados no Parque da Oktoberfest, com cuidados na manutenção sanitária (banheiros) e um grande investimento numa obra de mais um ginásio e uma grande cobertura, muito bem iluminada, primando pela luminosidade natural e ventilação. Assim, a 36ª edição do Enart ficou mais bonita ainda. O público atendeu mais uma vez aos apelos solidários, trazendo um grande volume de brinquedos que posteriormente serão destinados no Natal para as crianças do município que acolheu o Estado nesse final de semana. Destacamos também o trabalho voluntário e anônimo de muitas pessoas, que permaneceram nos portões, ou fazendo a segurança e manutenção do parque nos dias que antecederam o ENART, até o seu último acorde, domingo a noite. 
 

Fonte: