98ª Convenção Tradicionalista
*Os textos/artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem a opinião do jornal O Alto Uruguai e seus colaboradores
quinta, 28 de março de 2024

34ª Fecars I – A Festa Campeira do Rio Grande do Sul, que foi realizada de 20 a 24 de março, encerrou com a participação de representantes das 30 Regiões Tradicionalistas, em uma variedade de competições e atividades culturais. Esse ano, a FECARS foi promovida pelo MTG, em conjunto com a 12ª RT e a Fundação Cultural Gaúcha, tendo como local o Parque de Exposições Assis Brasil de Esteio, que pela primeira vez foi palco dessa grande festa.

 

34ª Fecars II – Na Festa Campeira do Rio Grande do Sul participam os laçadores de todas as Regiões Tradicionalistas, e que, com raras exceções, passaram por uma pré seleção interna na sua RT. Por isso que esta se torna uma grande reunião dos mais competentes no tiro de laço. E por ser a seleção representante de cada Região Tradicionalista, não se fala em entidades, mas sim, em Regiões.

 

34ª Fecars IIIDurante os quatro dias da FECARS, mais de 2 mil competidores participaram de diversas modalidades, incluindo prova de rédeas, tiro de laço, gineteada e vaca parada. O público estimado durante todo o encontro foi de 30 mil pessoas, em uma realização que foi inédita no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O público que permaneceu acampado dentro do Parque foi estimado pelos organizadores em torno de quatro mil. A 28ª Região Tradicionalista montou acampamento já na terça-feira, um dia antes do início das competições, contando com a participação de 48 pessoas, entre laçadores, demais competidores e apoiadores.

 

34ª Fecars IV – O sábado à tarde foi também o momento para a realização do seminário de Cultura Campeira, organizado pelos Peões do Estado do RS, e que este ano teve como tema: Heranças de tropas e trempes”, destacando a importância da gastronomia tropeira e carreteira na cultura gaúcha. Segundo destacou a Presidente do MTG, senhora Ilva Goularte, no seu discurso na abertura da FECARS, “Este é um evento que não apenas preserva nossa cultura, mas fortalece nossos laços com o povo”.

 

Agradecimento I – A Coordenadoria da 28ª Região Tradicionalista externa seus mais sinceros agradecimentos à Empresa Agrobella de Frederico Westphalen pela cedência de sua sede no Parque Assis Brasil em Esteio, local que abrigou durante as noites alguns participantes da FECARS, estendendo sua gratidão ao Vice Coordenador Vanderlei Telles pelo empenho em conseguir as acomodações e administrar a estadia de quem optou por ficar no local.

 

Agradecimento II – A participação da equipe de laçadores da 28ª Região Tradicionalista só se tornou possível na FECARS devido ao empenho do Diretor Campeiro Jocemir Ribeiro que buscou apoio financeiro das seguintes empresas: Loja de Móveis e Estofaria Basso, Barros, Giacobbo e Scalvi Advogados Associados e Vandal Distribuidora de Alimentos. Todas essas empresas são sediadas na cidade de Planalto RS. Registramos também o nosso reconhecimento ao CTG Querência do Cristal de Planalto que gentilmente emprestou toda estrutura de cozinha necessária para o acampamento em Esteio. A coordenadoria da 28ª Região Tradicionalista agradece também à empresa apoiadora de Frederico Westphalen, Oral Sim, pois foi através de seu patrocínio que os laçadores se apresentaram tão bem alinhados em suas camisas, não esquecendo aqui o empenho do Conselheiro do MTG, Luís Paulo Franken.

 

98ª Convenção Tradicionalista – De 5 a 7 de abril, o município de Soledade vai receber os membros do Conselho Diretor do MTG, Conselho de Vaqueanos, Conselho Fiscal, Conselheiros Beneméritos, Coordenadores Regionais, Prendas e Peões Farroupilha do Rio Grande para a realização da 98ª edição da Convenção Tradicionalista. O local será no CTG Marciano Brum – 14ª RT, que já está se organizando para os grandes debates que acontecerão. Serão apresentadas e votadas proposições sobre o Regulamento Geral, Cavalgadas, Artística, Cultural, Esportes e Campeira.

Fonte: