19ª Coordenadoria
*Os textos e artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem a opinião do jornal O Alto Uruguai e seus colaboradores
sexta, 08 de novembro de 2024

Show de PrêmiosInovar na premiação para atrair maior número de participantes e movimentar o comércio local. Objetivos a Associação Empresarial ACI/CDL de Frederico Westphalen que irá sortear três veículos elétricos na edição de 2024 da tradicional campanha Show de Prêmios. Os três veículos serão contemplados no último sorteio que será realizado no dia 14 de dezembro. Ótima iniciativa, elogiada pela comunidade.

 

CODEMAU- A mobilização regional desencadeada pelo CODEMAU e que garantiu os primeiros R$ 1,4 milhão através da Consulta Popular, foi decisiva para iniciar o projeto junto ao HDP. Isso em 2017. Estamos em 2024 e logo inicia 2025 e com certeza a estrutura poderá funcionar no próximo ano. 

 

19ª Coordenadoria- Marly Vendruscolo tem se destacado à frente da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde com sede em Frederico Westphalen. Sua atuação tem merecido elogios da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann e do próprio governador Eduardo Leite. Ela vai continuar no cargo na 19ª CRS diante do excelente trabalho que desenvolve na região.

 

Transparência-Um dos fatos relevantes na eleição deste ano é que a população refletiu mais sobre transparência, correta aplicação de recursos públicos e honestidade dos administradores. E a rede social, Internet e Cia foram decisivos nestas questões. Salve a democracia, abaixo a corrupção.

 

Creluz- A Creluz participou, recentemente, do seminário ESGCoop, realizado no auditório da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Petrolina-PE. Durante o seminário, a Creluz compartilhou suas experiências em gestão, inovações e práticas sustentáveis, com destaque para o projeto de mobilidade elétrica e as iniciativas ambientais conduzidas no horto florestal.

 

Mobilização-Percebemos uma mobilização de lideranças apresentando projetos e busca de recursos junto à Bancada Gaúcha em Brasília. Essa iniciativa é importante, pois já termina 2024 e no ano que os parlamentares têm à disposição soma elevada de recursos a serem destinada aos municípios.

 

Covatti Filho-O alinhamento político (PP) do deputado federal Covatti Filho com o prefeito Orlando e vice Chester com certeza vai render ótimos frutos, com garantia de recursos de Brasília em favor de Frederico Westphalen. Covatti Filho é o único deputado federal da região atuando em Brasília.

 

Agricultura familiar-O governador Eduardo Leite abriu na segunda-feira (4), a 2ª edição da Feira da Agricultura Familiar em Porto Alegre, ao lado do Mercado Público, em Porto Alegre. Expositores de diferentes regiões (94 agroindústrias) do Estado estão comercializando produtos até este sábado,9). Nesta edição, 70 empreendimentos participam pela primeira vez do evento, informa o secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti.

 

Urnas- Rogério Mendelski: É "bem provável que a ausência de eleitores nesta última eleição seria bem menor se cada cidadão, depois de teclar os nomes de seus candidatos, recebesse um comprovante do seu voto, conferisse e depositasse numa urna física bem ao lado daquela enigmática máquina que o eleitor tecla, vota, mas fica desconfiado. Tem algum dano à Democracia tal sentimento?"

 

Transparência-O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Flávio Dino sugeriu quatro pontos ao projeto de lei complementar que visa regulamentar e aumentar a transparência na execução das emendas parlamentares ao Orçamento. Uma das sugestões ao Congresso: Fiscalização das emendas pelo TCU (Tribunal de Contas da União): estabelecer que o TCU seja o órgão responsável por julgar, quando necessário, a boa aplicação dos recursos das emendas parlamentares, já que se tratam de verbas federais

 

Mais Flávio Dino-Unificar plataformas de divulgação de dados orçamentários: consolidar todas as informações sobre o orçamento (incluindo os dados sobre emendas) em uma única plataforma digital, facilitando o acesso e a compreensão dos dados pelos cidadãos. O projeto (PLP 172/2024) estabelece regras para a alocação de recursos, com foco em transparência e rastreabilidade, especialmente para municípios pequenos e médios.

 

Emendas-O projeto também prevê que todos os dados sobre a alocação e execução das emendas devem ser disponibilizados no Portal da Transparência ou em uma plataforma semelhante, garantindo que o público tenha acesso fácil a essas informações. Além disso, fica sendo obrigatório o monitoramento contínuo da execução das emendas, com relatórios periódicos sobre resultados e cumprimento de metas, que devem ser divulgados à sociedade.

 

Fonte: