Creluz forte II
*Os textos e artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem a opinião do jornal O Alto Uruguai e seus colaboradores
sexta, 31 de janeiro de 2025

BR-386 Osvaldo Cruz

Chamem a Nasa, o Tramp e até o Putin, mas chamem alguém para resolver a vergonha que é o trecho na BR-386 no centro do Distrito de Osvaldo Cruz, em Frederico Westphalen. É inacreditável que a empresa responsável pela manutenção da rodovia não faça alguma coisa. Em poucos dias o trecho poderá ser interditado, pois além de buracos e grandes ondulações, não tem sinalização e à noite, especialmente poderão ocorrer acidentes. E o Dnit caladinho. Até quanto?

 

Creluz forte

Na Assembleia Geral Ordinária (AGO) de prestação de contas do exercício de 2024, em Palmeira das Missões, foram aprovados pareceres do conselho fiscal e a destinação das sobras a disposição da AGO, que alcançaram o montante de R$ 7,47 milhões.

 

Creluz forte II

Esses recursos serão aplicados no Fundo de Geração de Energia e Desenvolvimento, fortalecendo iniciativas sustentáveis e cooperativas. Durante o ano de 2024, a Creluz investiu expressivos R$ 36 milhões nos segmentos de geração e distribuição de energia, consolidando-se como uma protagonista na infraestrutura energética da região.

 

Mais Creluz

Um dos principais destaques da assembleia foi o anúncio do plano de investimentos para os próximos anos com destaque para 2025. São vários e grandes projetos, entre os quais subestações (Dois Irmãos das Missões, Frederico Westphalen e Ametista do Sul), além usina solar, também em Fredderico Westphalen.

 

Reclamações

Divulgação feita nas redes sociais e até do próprio Poder Legislativo, mostra como a população de Frederico Westphalen desaprova algumas das decisões tomadas na Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen. Tudo o que ocorre de oposição advém do ano passado, das decisões de extinção de cargos tomadas pelo Poder Executivo 2024.

 

Administração anterior

Integrantes da administração anterior dão a entender que ‘a realidade não é tão preocupante assim’. Mas as informações são estarrecedoras quanto à situação financeira do município de Frederico Westphalen deixada pela gestão anterior. Problemas em todas as secretarias e quase zero de recursos.

 

Pensem na população

Sabemos da qualificação inegável dos vereadores. Mas registra-se uma clara avaliação da população em relação a projetos aprovados com emendas e que dificultam as ações da Prefeitura no sentido de prover com servidores os vários órgãos e secretaria, e com isso prejudicando o atendimento das demandas e anseios da população. Apenas a criação de alguns cargos são aprovados, tendo em vista que a bancada da oposição ao governo Orlando e Chester tem a maioria.

 

Sumiram com os cargos

Mesmo que a situação insista e lembre que essas situações de forte desgaste do Poder Legislativo, não teria ocorrido, caso no final da gestão anterior, não tivesse extintos mais de 50 cargos, com o único objetivo de prejudicar a nova administração, cujos gestores venceram a última eleição.

Os mesmos vereadores que na gestão do prefeito anterior aprovaram a criação dos cargos, eliminaram os mesmos cargos no final de mandato após perder a eleição.

 

Falta serenidade?

Encerra-se o primeiro mês (de recesso/férias) e a população se pergunta: O que fez o Poder Legislativo em favor da população? A mesma população que paga impostos e paga também os salários dos Vereadores e de todos os servidores do Legislativo. É preciso ter serenidade de ambas as partes e torcer que as coisam se encaminhem em favor da população.

 

Emater

Proteção, recuperação e preservação de nascentes e olhos d’agua, garantindo o abastecimento de água de qualidade para as propriedades rurais. Com esse objetivo, a Emater/RS-Ascar incentiva a prática de proteção de nascentes em todo o Estado, orientando da construção de estruturas de captação ao fornecimento de água nas propriedades rurais.

 

 

Crédito consignado

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o governo irá propor uma nova plataforma virtual para o crédito consignado privado. De acordo com ele, a plataforma poderá beneficiar todos os celetistas, cerca de 40 milhões de pessoas.

 

Fonte: