2026 promete ser um ano intenso, e não estamos falando de previsões, mas da própria conjuntura que se desenha no cenário geopolítico mundial. A tradicional competição entre Estados Unidos (EUA) e China na área tecnológica vai se ampliar, segundo analistas econômicos. As questões ideológicas também serão motivo para embate, exigindo muita diplomacia e cooperação dos atores globais, em um ambiente que será deveras volátil. Sobre as questões climáticas, apesar dos avanços em termos de sustentabilidade frente as catástrofes que ocorreram nos últimos tempos, a política climática continuará a ser negligenciada e não colocada como prioridade na agenda geopolítica. Também, é mister lembrar que em 2026 ocorrerão eleições e midterms na América Latina, EUA e Israel, que vão direcionar o cenário dos próximos anos no mundo.
Agora sim, flertando com a astrologia, os astrólogos ditam que 2026 – por estar sob a égide de Marte -, exigirá coragem e ação para lidar com crises e instabilidades mundial. Ainda, afirmam que embora 2026 não tenha a configuração exata de 1914, se comparam em magnitude de impactos (e só para recordar, em 1914 houve a Primeira Guerra Mundial). Sobre as cores que irão reger o ano, a dica segundo a ritualística das religiões de matriz africana, é que seja azul e vermelho, representando os regentes do ano Iansã (Santa Bárbara) e Ogum (São Jorge). Mas, a grande maioria opta pelo tradicional branco, talvez com uma pitada de azul e vermelho.
De tudo dito, entendo que o ano é a gente quem faz. Até porque não há força que nos levante e faça ativar, se não tivermos propósitos definidos e vontade de concretizá-los. Muita gente coloca a culpa na sorte ou reclama com os santos, por suas coisas não darem certo o que é um enorme equívoco. Quem sabe aproveitar a energia marciana e pegar carona neste ano que promete ser excelente para aqueles que já sabem o que querem da vida. Não haverá tempo para “dourar a pílula”. Indecisões? Não para 2026. Se em 2025 expurgamos tudo que precisava, chegou a hora de acolher o novo, semear e aguardar a colheita. O ano é de plantio, logo, pense bem no que vai semear. Um ótimo 2026 pleno de coisas boas para todos nós.
Bons Ventos! Namastê.