CAVALGADA DA PAZ I – A Cavalgada da Paz, que celebra a união e confraternização entre todas as entidades tradicionalistas da 28ª Região, tem uma linda história, escrita por gaúchos que ajudaram a escrever as linhas que contam toda a sua trajetória.
CAVALGADA DA PAZ II – Em sua 29ª edição, a Cavalgada da Paz nesse ano de 2026 será percorrida em quatro dias, perfazendo uma alta quilometragem, a maior de todas as cavalgadas promovidas pela 28ª Região Tradicionalista. Da mesma forma, a participação de cavalarianos também é esperada em grande número, tendo em vista que sua realização, que costumeiramente acontece no feriado de carnaval, nessa edição se repetirá na data tradicional.
XXIX CAVALGADA DA PAZ I – O roteiro da Cavalgada da Paz inicia dia 13 de fevereiro, com recepção dos cavalarianos a partir das 18 horas, na sede do CTG Fronteira do Rio Grande, em Vicente Dutra. Dia 14, pela manhã, após a marcação dos cavalos, a cavalgada parte até o CTG Marca da Ferradura na Linha Mendes, para o café da manhã. O almoço acontece em Ipuaçu, e o jantar com pernoite no CTG Repontando o Gado no município de Pinheirinho do Vale. Nesse primeiro dia, a Cavalgada da Paz percorre três municípios.
XXIX CAVALGADA DA PAZ II – O terceiro dia da Cavalgada da Paz, 15 de fevereiro, vai até a sede do Km 16, para almoço e pernoite no CTG Estância dos Carreteiros em Palmitinho. No último dia, 16, o almoço está previsto para acontecer no CTG Estância Alegre de Vista Alegre e o encerramento, com jantar, por volta das 20 horas, no CTG Porteira Aberta de Taquaruçu do Sul.
VIVÊNCIAS DE GALPÃO I – O MTG lançou oficialmente dia 12 de janeiro, as inscrições para o projeto piloto Vivências de Galpão, através do qual serão selecionadas entidades tradicionalistas para a qualificação de seus espaços como locais de experiências culturais autênticas, promovendo a integração entre tradição, turismo e desenvolvimento regional. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, até 26 de janeiro de 2026.
TURISMO DE GALPÃO II – O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Turismo do Estado, quer valorizar a cultura gaúcha, ao mesmo tempo fomentar o turismo, proporcionando experiências vivenciais dentro dos CTGs. Serão selecionadas 32 entidades tradicionalistas, uma em cada Região, que somam 30, mais duas entidades que serão sorteadas, entre as que se habilitarem até a data definida no edital.
TURISMO DE GALPÃO III – Nessa primeira fase do edital, apenas a qualificação técnica será exigida, através de documentação que demonstre a habilitação das entidades, dentro dos critérios definidos. Para que as entidades possam habilitar-se, orienta-se acessar a página com mais informações sobre o Edital: https://www.mtg.org.br/vivencias-de-galpao/
SISTEMA MTG – O MTG, através de sua coordenação técnica. Está mudando o Sistema do MTGNET, através do qual são confeccionados os Cartões Tradicionalistas, registradas as participações e inscrições em eventos tradicionalistas, entre outras várias funções. A migração para o novo sistema acontece final do mês de janeiro.