ANUIDADES/2026 - Solicita-se que os CTGs atentem aos prazos estabelecidos para o pagamento da anuidade, evitando pendências que possam acarretar restrições administrativas ou a impossibilidade de participação em atividades oficiais. O compromisso de cada entidade com suas obrigações contribui para o fortalecimento do MTG e para a valorização do trabalho desenvolvido por todos os que mantêm viva a cultura, a história e as tradições do Rio Grande do Sul.
COMENDA - O MTG entregou ao governador Eduardo Leite a Comenda Barbosa Lessa, considerada a maior honraria concedida pela entidade a personalidades que contribuem para a cultura gaúcha. A concessão da honraria para o governador foi concedida dia 17 de dezembro, por ocasião do evento que mrcou o encerramento das ações de 2025 do Programa Avançar Tchê. O governo informou que manterá ações de fomento ao tradicionalismo em 2026, com a previsão de novas edições do Avançar Tchê.
CALENDÁRIO – No dia 07 de fevereiro acontecerá a primeira reunião de trabalho do MTG com os Coordenadores Regionais e Conselheiros. A pauta será muito extensa, sendo que de antemão sabemos que a reunião, que inicia cedo pela manhã, não terá hora para terminar à tarde. Na oportunidade será desenhado um possível calendário de todos os eventos estaduais, definindo-se também os locais, quesito primordial para que os eventos sejam distribuídos de forma igualitária dentro do Estado.
TURISMO E TRADICIONALISMO I - No dia 26 de dezembro de 2025, foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul o Termo de Fomento SETUR FPE nº 4144/2025, firmado entre a Secretaria de Turismo do Estado (SETUR) e o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). A iniciativa formaliza a conjugação de esforços e recursos destinados à realização do projeto “Vivências de Galpão”.
TURISMO E TRADICIONALISMO II – Será publicado ainda no mês de janeiro o Edital, esperado desde o ano passado, que traz as normas e os critérios que selecionarão 32 CTGs do Estado, um por Região Tradicionalista, com a finalidade de aproximar o turismo das políticas públicas do Estado. A iniciativa é resultado de um termo de fomento firmado entre a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul e o Movimento Tradicionalista Gaúcho, responsável pela execução do projeto “Vivências de Galpão”.
TURISMO E TRADICIONALISMO III – A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul está investindo R$ 3,46 milhões, em um programa prevê a qualificação humana e estrutural de 32 CTGs em diferentes regiões do Estado, incentivando que as entidades desenvolvam ações permanentes de recepção de visitantes, oficinas culturais, apresentações artísticas e vivências ligadas ao cotidiano do galpão. A proposta é transformar os CTGs em pontos ativos do turismo cultural, ampliando a oferta de experiências autênticas para turistas e fortalecendo a economia local.
RODEIO CRIOULO INTERESTADUAL – Próximo final de semana, de 23 a 25 de janeiro, o CTG Os Sinuelos de Alpestre realiza o 1º Rodeio Crioulo da temporada na 28ª Região Tradicionalista. São esperados laçadores não só do Rio Grande do Sul, mas também de Santa Catarina, que costumeiramente frequentam os Rodeios do lado de cá do Rio Uruguai. Será um grande evento, com apoio incondicional do Poder Público do município de Alpestre.