Professor Edemar Girardi
Os textos publicados aqui são de total responsabilidade de seus autores, não traduzindo a opinião do jornal O Alto Uruguai!
segunda, 28 de março de 2022

Neste mês de março, mais precisamente dia 19, lembramos a passagem de dois anos de falecimento de uma das pessoas mais entusiasmada e apaixonada pela região do Médio Alto Uruguai, o nosso saudoso professor Edemar Girardi, carinhosamente chamado por muitos por “Ede”, ou então por “professor Girardi”.
O professor Girardi nunca mediu esforços para construir, de forma conjunta, ações em prol do desenvolvimento da nossa região. Uma pessoa entusiasmada e apaixonada pelo desenvolvimento regional, que empolgava a todos com sua fala, com sua paixão com que fazia e conduzia as atividades a ele atribuídas. Uma liderança nata, que conduziu com grande maestria por muitos anos o Corede Médio Alto Uruguai, o Codemau, o qual tinha um amor muito grande quando falava do trabalho e da importância do Corede para o fortalecimento do desenvolvimento da região. Conseguia motivar a todos. Quando os indicadores nos colocavam como uma das regiões menos desenvolvida do Estado, lá estava ele, enxergando sempre o copo meio cheio, com ideias, projetos e iniciativas que com a união de todos, a região logo seria vista de outra maneira. 
Uma pessoa muito ativa, participativa e respeitada nos espaços que participava, com ideias visionárias, enxergando muito além do seu tempo, conseguia empolgar a grande maioria das pessoas na construção de ações e projetos que colocariam a região em outro patamar em um futuro não muito distante. Acreditava muito que o desenvolvimento devia acontecer de forma endógena, de dentro para fora, onde as pessoas que aqui residem primeiro precisam acreditar no nosso potencial, para depois atrair investimentos externos. O professor Girardi desempenhou uma tarefa árdua, de fazer a região acreditar na própria região, pois por muito tempo, éramos considerados uma região “abandonada” pelos governos estadual e federal (não mudou muito, mas num passado não muito distante, era muito pior). Poucos eram os investimentos feitos na região, mas com grandes parceiros que, juntos, uniram forças, o cenário começa a mudar.
Hoje, graças a Deus a nossa região está vivendo um outro momento, uma nova realidade, o setor produtivo cada vez mais forte, com agregação de valor, por meio da transformação da matéria-prima em produtos finais cada vez mais presente em nossos municípios. Aquele cenário que o professor Girardi enxergava e dizia a todos, nas atividades e eventos que eram realizados em meados dos anos 90 e início de 2000, hoje estamos vivenciando acontecer em nossa região, os indicadores tanto econômicos quanto sociais, estão nos colocando como uma região em pleno crescimento, com geração de emprego, renda e a melhoria contínua da qualidade de vida das pessoas que aqui residem. 
Ficam muitas saudades desta pessoa que muito motivou e empolgou a todos nós com sua energia, mas também ficam os ensinamentos, os exemplos, o legado de que é preciso acreditar que é possível mudar a realidade de uma região, basta o povo se unir, assumir as rédeas do jogo, se organizar e de forma cooperada e compartilhada fazermos o melhor lugar para se viver aonde nós estamos. 
 

Fonte: