HPR
*Os textos/artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem a opinião do jornal O Alto Uruguai e seus colaboradores
sexta, 16 de fevereiro de 2024

Prefeito seis anos I
O próximo prefeito de Frederico Westphalen, além dos municípios do RS e Brasil afora, poderá ter um mandato de seis anos. É que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou que a PEC que unifica as eleições (majoritárias e municipais) vai ser uma das prioridades da Casa, em 2024

Prefeito seis anos II
O que disse Pacheco: “O Brasil sai de um estado de permanência eleitoral”. Os mandatos municipais devem ser prorrogados por dois anos. Correto! Pois é preciso unificar as eleições e não viver, ano após ano, um clima eleitoral permanente.
 
Eleições 2024
Nos encaminhamos para a chegada de março e a partir desta data as articulações políticas ganham novo ritmo em todos os municípios. No caso de FW, por enquanto nenhuma novidade quanto a um nome novo e forte que venha a quebrar a polarização histórica de PP e MDB. 
 
Mais eleições
Nós não vislumbramos, por hora, um nome forte de outro partido que surpreenda, que possa quebrar essa polarização. Seria importante, em alguma pesquisa, indicar nomes novos e saber do desempenho eleitoral. Mas nos parece que não vamos sair do mesmo trilho de pleitos anteriores. Podemos estar equivocados, mas nos parece que, neste início de caminhada eleitoral, este é o quadro que se desenha. Mas tem muita água para passar debaixo da ponte.

Reeleição
A avaliação inicial é que aproximadamente 50% dos prefeitos da região tentarão a reeleição. Vários administradores completam em dezembro deste ano o segundo mandato e não poderão concorrer. 

Governadores 
O 10º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) ocorrerá no Rio Grande do Sul entre 29 de fevereiro e 2 de março. O encontro reunirá em Porto Alegre, para uma série de debates sobre temas pertinentes às duas regiões. Esperamos que entre os temas em debate não esteja “aumentar ainda mais os impostos”.
 
Cotrifred
A Cotrifred vem registrou avanços muito importantes nos últimos anos. Novas ações deverão ser concretizadas nos disse o presidente Elio Pacheco. A Cotrifred precisa ser valorizada cada vez mais pelos agricultores, diante do trabalho que realiza.
 
HPR
Apuramos com o prefeito Evandro Massing que estão para ser divulgadas mais informações a respeito da retomada das obras do Hospital Público Regional. Ainda resta essa dúvida: Quem deveria ter fiscalizado o andamento das obras do HPR, evitando desta forma a paralização dos trabalhos e um prejuízo milionário?
 
Ferroeste
A Nova Ferroeste, no caso das regiões de Chapecó e Norte do RS, tem o apoio da ACIC de Chapecó, da ACISA de Nonoai, FIERGS, FerroVias e Prefeitura de Nonoai. O traçado previsto: Chapecó, Nonoai, Erechim e Passo Fundo.
 
Obra de bilhões de dólares
O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) prevê o investimento de R$ 35,8 bilhões para a construção e compra de material rodante para os 1.567 quilômetros de trilhos que vão ligar Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. A Nova Ferroeste é um projeto grandioso.
 
Outro projeto de ferrovia
A Ferrovia Norte Sul, que teve o Estudo de Viabilidade, Técnica, Econômica e Ambiental (EVTA) realizado em 2015 é um projeto mais ligado ao governo federal e que parece vai ficar no ostracismo. O traçado realmente passa por Vicente Dutra, Caiçara, Frederico Westphalen, Seberi e outros municípios e segue em direção a Cruz Alta, mas tudo se encaminha para que a ferrovia chegue a Chapecó e depois seguirá em direção a Passo Fundo.
 
Região
O traçado em si não é, numa visão geral, o mais importante da ferrovia. O importante é que os trilhos passem na região Norte do RS. Depois do ramal principal podem ser implantados sub-ramais e que interligarão outras microrregiões.
 
Assembleia Legislativa 
O deputado Adolfo Brito foi eleito e empossado presidente do Parlamento gaúcho para a gestão do segundo ano da 56ª Legislatura. O parlamenta abordou o tema escolhido para sua gestão: reservação de água, irrigação e piscicultura. Parabéns ao Deputado por escolher este tema tão importante e atual. É preciso buscar soluções práticas.
 

Fonte: