Eleições 2024
*Os textos e artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem a opinião do jornal O Alto Uruguai e seus colaboradores
sexta, 26 de julho de 2024

Eleições 2024 – É grande a expectativa quanto ao resultado das pesquisas internas dos partidos que serão realizadas após o final do período das convenções. Isso porque os candidatos nas chapas majoritárias já estará definidos. A partir disso pode-se medir de forma mais concreta o potencial de cada chapa a prefeito e vice, dos diversos partidos.

Taxação – Memes sobre taxação circulam nas redes sociais. Não é fake, pois o tema é realidade no governo federal. Este, para arrecadar mais quer taxar tudo e garantir mais dinheiro. Só não pensa em reduzir a máquina pública inchada com dezenas e dezenas de ministérios, vários praticamente inúteis.

 Estacionamento – Que os nossos representantes do Executivo e Legislativo de Frederico Westphalen se informem como funciona o sistema de estacionamento pago em Erechim, Chapecó e Passo Fundo, que nem precisa de audiência pública para garantir um bom projeto, com serviço efetivo, justo e ágil. Em Passo Fundo os motoristas utilizam um aplicativo e site que direciona diretamente ao equipamento mais próximo da Área de Estacionamento. Basta informar a placa do veículo, escolher o valor/tempo de uso.

 Mais estacionamento –  Há poucos dias passaram a operar em Passo Fundo 20 novos parquímetros equipados com tecnologia de ponta para melhorar a experiência dos motoristas na área azul da cidade. Estes dispositivos aceitam pagamentos via cartão de crédito e débito, Pix e moedas, proporcionando mais comodidade aos usuários, informa o diretor-presidente da CODEPAS, Henrique Fonseca, esta iniciativa marca a primeira fase de um projeto de atualização do sistema de estacionamento rotativo da cidade, preparando-o para a integração de uma plataforma completa prevista para 2025.

 Mais estacionamento – Henrique Fonseca disse mais: “Esta plataforma incluirá não apenas os parquímetros, mas também um aplicativo e um sistema de fiscalização embarcada. A fiscalização embarcada, por sua vez, permitirá que veículos equipados com câmeras OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) façam a leitura instantânea das placas, tornando o processo de identificação mais ágil e preciso”, aponta o diretor.

Desviando assuntos – Globo e meios alinhados fazem diariamente manchetes da eleição nos Estados Unidos e confronto Israel e Gaza. Uma forma de esconder dos brasileiros os problemas que enfrentamos por aqui, que aliás são muitos, a começar pela elevação dos preços em razão da elevação do valor dos impostos.

 Ditadura e pobreza – Na fronteira do Brasil com a Venezuela, Roraima é, desde 2015, a principal porta de entrada de migrantes que deixam o país em busca de vida melhor. Só no ano passado, 71.198 pessoas pediram refúgio no Brasil pelo estado, e 95% eram venezuelanas. A fuga do desemprego, do sucateamento educacional, da escassez de alimentos e da instabilidade política na Venezuela.

 Migração – Há quase 10 anos, milhares de venezuelanos ainda cruzam a fronteira com o Brasil, pelo município de Pacaraima, em Roraima. O Brasil é o terceiro país da América Latina que mais recebeu refugiados e migrantes venezuelanos, ficando atrás da Colômbia e do Peru, de acordo com dados da Plataforma Regional de Coordenação Interagencial R4V. Até maio deste ano, mais de 568 mil estavam no país.

 Eleições – Desde o dia 20 deste mês os partidos e federações estão autorizados a realizar as convenções internas para a escolha dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores que disputarão as eleições municipais de outubro. O prazo está previsto na Lei das Eleições (Lei 9.504/1997).  O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu no primeiro turno mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos.

 Convenção – As convenções funcionam como uma eleição interna dos partidos. A legislação eleitoral dá aos partidos autonomia para definir a estrutura de organização das convenções, que podem ser feitas presencialmente ou de forma híbrida (presencial e virtual). A eleição interna é feita por meio de votação dos filiados nas chapas que se inscrevem para os cargos que estarão em disputa. O número que os candidatos usarão na urna eletrônica também deve ser definido na eleição interna.

 Super ricos – Cálculos do economista francês Gabriel Zucman apontam que a taxação dos super-ricos afetaria apenas 3 mil indivíduos em todo o planeta, dos quais cerca de 100 na América Latina. Em contrapartida, teria potencial de arrecadar cerca de US$ 250 bilhões por ano.

 Prestando contas – O governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou que começaram as transferências financeiras de doações para microempreendedores. São mais de 22 mil beneficiados com valor de R$1,5 mil. Tudo de doação.

Fonte: