Prefeitura de FW
Os textos e artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem a opinião do jornal O Alto Uruguai e seus colaboradores
sexta, 06 de fevereiro de 2026

Prefeitura de FW

Nos parece que alguns ajustes precisam ser feitos, de forma pontual, na Administração Municipal de Frederico Westphalen. E aqui não estamos culpando o prefeito Orlando Girardi, que administra na ótica da transparência, resultados e correta aplicação de recursos públicos. São ajustes pontuais, nos parece. E que possivelmente serão efetivados, no sentido de melhorar os serviços prestados à população.

 

Prefeitura de FW II

Por falar em prefeito Orlando Girardi, ele esteve em Porto Alegre nesta semana, participando do ato de entrega de veículos a cinco municípios da região, entre os quais FW, contemplados através da Operação Terra Forte. Girardi, homem muito ligado também ao homem do campo, destacou a atuação da Emater.

 

Amzop

O prefeito de Erval Seco, Éder Wink, PDT, foi eleito presidente da Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP) para o ano de 2026/2027. A escolha ocorreu durante Assembleia Geral realizada na sede da entidade, no município de Seberi, reunindo prefeitos e outros representantes dos municípios associados. Desejamos sucesso ao Prefeito Éder.

 

Mais Amzop

 Certamente, um dos desafios que o novo presidente da AMZOP vai procurar enfrentar, é a garantia de melhores condições da BR-386, trecho entre Iraí e Sarandi. Há necessidade de melhorias efetivas, como a construção de terceiras faixas em vários locais, além de projetar a duplicação da rodovia federal. Contatos e encontros para discutir o assunto poderão ser feitos junto ao Dnit e o Ministério dos Transportes.

 

Amzop forte

"Não há uma avaliação exata da importância da BR-386, por parte das lideranças, no sentido de maior desenvolvimento regional. A rodovia, uma das principais do RS, liga o estado a Santa Catarina e demais entes federativos. A Amzop é uma entidade forte e tem muita força. Deve usar isso, junto aos político e governos, pensando na região, em temas macrorregionais.

 

Falta chuva

estiagem se instala em parte do Rio Grande do Sul com precipitação abaixo a muito abaixo da média com tendência de agravamento do quadro de escassez hídrica no curto prazo e perda de umidade no solo. A avaliação é da meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologia. Segundo ela, a maior irregularidade da chuva neste verão já era antecipada. Um ano é enchente e outro, estiagem. E que mais sofre é o setor da pecuária e produção de grãos.

 

Desafios sem fim

São muitas as incertezas e desafios enfrentados diariamente pelas mulheres e homens do campo, desde o pequeno agricultor ao grande produtor. Os desafios e ‘medos’ começam já no plantio, no caso de muitas culturas, como soja, trigo, fumo e milho. É preciso que tudo germine bem para garantir a sequência de uma lavoura de qualidade. E no caso do setor leiteiro tem os desafios das pastagens e preço na venda do litro de leite.

 

Mais desafios

Quem fizer financiamento tem os juros e a certeza que a cota será cobrada pelos bancos, mesmo com frustrações de safras. Tem o segundo, mas este muitas vezes não cobre os custos, incluindo a mão-de-obra, equipamentos e outras despesas. E as famílias têm gastos mensais, com energia, taxas e até impostos.

 

Mais setor primário

Outro desafio: Os preços no momento da venda da produção. É preciso que os governos valorizem mais que produz alimentos, seja para consumo interno ou exportação. Ninguém ‘come uma geladeira’, mas arroz, feijão, batata, etc, com certeza sim. Que este ano de 2026 seja profícuo e de sucesso às mulheres e homens do campo. Que seja um ano normal, sem enchentes e estiagens. Foto: Canal Rural.

 

Chapecó

Chapecó se tornou a primeira cidade da América Latina a contar com um sistema de proteção antigranizo em área urbana.  O equipamento foi inaugurado nesta segunda-feira (2), na rua Quilombo, no bairro Efapi, e vai proteger uma área de aproximadamente 80 hectares, o equivalente a 112 campos de futebol. O prefeito João Rodrigues anunciou a novidade nas redes sociais.

 

CNH

O governo do Estado definiu que o processo da primeira habilitação no Rio Grande do Sul não requer mais o exame de baliza. A atualização ocorreu após a publicação do Manual Brasileiro de Exames de Direção, no domingo (1º/2), pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A decisão no âmbito do DetranRS, adotada nesta terça-feira (3/2), passou a valer a partir de quarta-feira (4/2). A avaliação durante o exame prático passa a ser concentrada na etapa de circulação, na qual o candidato realiza um trajeto em via pública.

 

Fonte: