VIVÊNCIAS DE GALPÃO I – A Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, em colaboração com o MTG já divulgou o resultado preliminar dos CTGs selecionados que irão receber amplos recursos para no decorrer do ano de 2026 promover a cultura gaúcha dentro dos seus galpões. Esta promoção de cultura, visa receber os turistas no chão do CTG e lá dentro de sua sede, divulgar tudo o que se refere ao tardicionalismo, cultura e folclore. Não existe uma fórmula estanque. Cada CTG pode criar a sua maneira de receber o turista e encantá-lo da maneira que achar mais conveniente, dentro de sua realidade.
VIVÊNCIAS DE GALPÃO II – Dos CTGs que enviaram a documentação, propondo participar do Projeto Piloto Vivências de Galpão, dois da 28ª Região Tradicionalista foram selecionados de forma preliminar. Por isso, parabenizamos o Minuano CTG de Iraí, na pessoa do seu Patrão Leonir Ganzer e o CTG Estância dos Carreteiros de Palmitinho, na pessoa da Patroa Eloiza Negrini Bonafé, que abraçaram a causa do turismo em seu CTG.
VIVÊNCIAS DE GALPÃO III – Para os CTGs que fizeram o cadastro inicial mas não foram classificados nessa etapa, estamos no prazo de recursos, que deverão ser devidamente fundamentados, observando-se o que consta no Edital. O resultado final dos CTGs selecionados para participar do Projeto Piloto Vivências de Galpão será publicado dez dias após o prazo final do Recurso. Serão selecionados um CTG por Região Tradicionalista, acrescido de mais alguns que serão sorteados entre todos que estiverem aptos.
CTG NA ESCOLA I – O MTG e Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura, anunciaram o programa CTG na Escola, com seleção de 180 entidades tradicionalistas. Este programa é voltado à realização de atividades culturais e formativas em escolas públicas e instituições de educação especial. O anúncio ocorreu durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais da Sedac e do MTG, mediada por Ana Amélia Rigo, com participação do secretário de Estado da Cultura, Eduardo Loureiro, e do presidente do MTG, Alessandro Gradaschi.
CTG NA ESCOLA II – O programa CTG na Escola, nada mais é do que as ações que as prendas e peões das entidades, que querem fazer concursos internos, regionais ou estaduais já vinham fazendo por diversos anos, porém, agora, mais formalizado, com aparato maior de apoio técnico e principalmente, com um retorno financeiro para a Entidade. O prazo de execução indicado é de até seis meses, e o edital estabelece repasse de R$ 18.000 por entidade contemplada, como forma de viabilizar a realização das atividades previstas.
CTG NA ESCOLA III – O edital foi publicado no dia 31 de janeiro, sendo que as inscrições, que iniciaram dia 1º de fevereiro, seguem até 15 de fevereiro. A etapa de habilitação está prevista para os dias 16 e 17 de fevereiro. O resultado parcial deve ser divulgado em 5 de março, com prazo de recursos entre 5 e 7 de março, e publicação do resultado final em 10 de março. A seleção, conforme informado, será feita por uma comissão com representantes do MTG e da Sedac, além de integrantes externos e participação ligada ao colegiado setorial.
CTG NA ESCOLA IV – O MTG informou aos Coordenadores que das 180 entidades que serão selecionadas no Projeto MTG vai na Escola, 90 serão escolhidas por pontuação geral e as demais, serão distribuídas por Região Tradicionalista, com três entidades por Região, num universo de 30. Informamos também que propostas com atuação em APAEs terão pontuação adicional de 10 pontos, ressaltando que deverá ser anexada uma Carta de Anuência da instituição (APAE), sob risco de desclassificação da proposta.