Fagundes foi contratado pela rádio Farroupilha em 1955, para ser o ajudante de Paixão Cortes em um programa sobre tradicionalismo gaúcho, que ainda não tinha nome. O programa era dividido em invernadas, isto é, tinha uma parte com duplas e trios, tinha uma parte de trova, uma parte de humorismo, uma parte de declamação e uma para a orquestra sinfonica da Farroupilha. Foi nesta época que Darcy criou para si um slogan: Darcy Fagundes, o gaúcho vaqueano do rádio. Faleceu no dia 22 de junho de 1984, aos 59 anos, vítima de um câncer que o abateu rapidamente, em Porto Alegre.
O QUE FOI O GRANDE RODEIO CORINGA - Na Rádio Gaúcha, Darcy deu a idéia para o nome do programa utilizando as marcas dos patrocinadores. Com isso surge "O Grande Rodeio Coringa", que trabalhava essencialmente em cima do tradicionalismo gaúcho. Coringa era a marca de calças de brim, patrocinadora do programa que ia ao ar das 8 as 10 horas da noite. Alguns dos artistas que se revelaram no programa são: Teixerinha e Mari Terezinha, o Gaúcho da Fronteira e Os Serranos.
GANHA GANHA FARROUPILHA I - Criada para integrar a cultura gaúcha ao comércio em setembro, a promoção Ganha-Ganha Farroupilha foi aberta, oficialmente, no sábado, dia 06 de setembro, no galpão da Escola do Chimarrão, na Expointer. Entre os dias 6 e 21 de setembro, a ação terá diversas atividades em todo o varejo do Rio Grande do Sul. Além de descontos exclusivos, decoração temática e do sorteio de R$ 450 mil em prêmios pelo aplicativo da Nota Fiscal Gaúcha, os estabelecimentos vão receber atrações culturais como música, danças, trovas e até demonstrações de doma de cavalos dentro de shoppings centeres, centros comerciais e lojas. A coordenação é da secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado, com a participação do Movimento Tradicionalista Gaúcho e entidades como CDL, Sindilojas e Associação Gaúcha do Varejo.
GANHA GANHA FARROUPILHA II - Haverá, ainda, concurso de vitrines organizado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Lojistas que decorarem suas vitrines com temática Farroupilha devem enviar uma foto para a prefeitura de sua cidade até o dia 15 de setembro. As três primeiras colocadas vão ganhar R$ 3 mil, R$ 2 mil e R$ 1 mil. Para participar da ação de vendas, comerciantes devem realizar um rápido cadastro no site ganhaganhafarroupilha.com.br, onde podem ser tiradas dúvidas e acessar material gráfico para impressão e mídias digitais.
