Pós-pandemia: melhor carro próprio, táxi ou transporte por aplicativo?
**Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.
quarta, 01 de dezembro de 2021

Com o advento da pandemia em 2020, vários costumes e hábitos da população foram adaptados ou modificados. No trânsito não foi diferente e os motoristas ou proprietários de veículos foram obrigados a seguir o que nos foi imposto. Ainda não dá para afirmar que a vida voltou ao normal, mas será que compensa ainda ter carro na garagem? Bom, sabemos que o veículo particular proporciona comodidade, segurança para quem segue as regras de circulação e é sinônimo de praticidade. Todavia, precisamos considerar o preço alto dos combustíveis, nunca antes visto, ainda o custo com manutenção, pneus, parte elétrica, suspensão... Enfim, o veículo como um todo precisa estar em bom estado para que cumpra sua finalidade que é a de transportar pessoas, mercadorias, animais, entre outros. 
Colocando os dados em uma planilha e na calculadora, podemos decidir o que fica mais barato, ou o que fica mais caro. Para curtas distâncias diárias, os veículos por aplicativo são mais em conta, mas cuidado, pois algumas corridas que não parecem atrativas para esse ramo são seguidamente canceladas e os passageiros ficam longo tempo aguardando. Já em distâncias mais longas, segundo um estudo alemão, acima de 30 quilômetros, tornaram-se mais caras, sempre comparando com o custo de manter um carro particular. 
Segundo o tecnoblog.net, nos veículos básicos de transporte pago por aplicativo, comparado com táxi, em média a economia vai de 15% a 50%, mas a que considerar o fator do tipo do veículo e o tipo de bandeira. A economia acontece em carros básicos, caso contrário os valores serão equivalentes. Vale lembrar que os taxistas conseguem algum desconto ao passageiro por serem os donos dos veículos, comparados com outros transportes que possuem os veículos alugados. O que pode encarecer as corridas de táxi é que estes precisam de autorização da prefeitura, já os transportes por aplicativo não têm necessidade dessa autorização.
Outro fator a considerar são as festas de fim de semana. Usar táxi ou demais transportes por aplicativo, dividindo o custo entre os amigos, além de sair mais em conta, também evita o risco de dirigir após ingerir bebida alcoólica. Nesse caso, todos vão e voltam com segurança de suas festas e os pais também ficam mais tranquilos.
 

Fonte: