O que mudou com o diploma superior?
**Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.
segunda, 06 de dezembro de 2021

No último mês, a Revista Ensino Superior divulgou uma pesquisa acerca do impacto do diploma na vida de quem cursa o ensino superior. A Pesquisa de Empregabilidade desenvolvida pelo Semesp ouviu 8,5 mil alunos.
A chegada de dezembro nos proporciona o encerramento de muitas etapas e, entre elas, as decisões sobre os caminhos futuros. Buscando trazer elementos às famílias que leem essa coluna, julgo interessante resgatar os dados da pesquisa que perguntou o que mudou na vida de quem investiu no ensino superior. Veja:
- 82,2% respondem que houve melhorias.
- 42,7% egressos relatam que conseguiram o primeiro ou novo emprego na área de formação. 
- 35,9% de cursos presenciais conseguiram novo ou primeiro emprego.
- 6,7% do EAD também trazem essa possibilidade de novo emprego.
- 24,9% obtiveram aumento de salário.
É interessante que a pesquisa realizada traz aspectos que cotidianamente ouvimos sobre o que representa a ideia de oportunidades e de agregar valor a um projeto de vida.
No limiar do novo ano, o caminho é pensar no investimento que se faz e nos resultados que se deseja obter. As oportunidades existem e para quem está preparado, elas chegam e mobilizam para crescimento e mais desenvolvimento pessoal e da própria carreira.
O anos de 2022 já sinaliza as melhores notícias, que são as vagas de emprego e as portas abertas para quem deseja começar o ano se desafiando a construir o futuro de possibilidade e de escrever sua própria história.
 

Fonte: